Casa Abrigo recebe orientações do Corpo de Bombeiros

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, juntamente com a equipe de funcionários da Casa Abrigo e do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e alguns atendidos, receberam hoje orientações do Corpo de Bombeiros para o “Combate à Princípio de Incêndio”, tema da palestra ministrada pelo 2º Sgt. Bombeiro Militar, Lindomar Miranda, que ensinou também como usar corretamente os extintores.

O evento aconteceu conforme pedido oficial do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, solicitado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos à Defesa Civil de Itatiaia que tem parceria com o Corpo de Bombeiros e que também estava presente na palestra.

Para a Diretora do Departamento de Controle do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, Cristiane Barcelo, essas são orientações muito importantes:

– O atendimento acontece 24h/dia com equipe e acolhidos, que são crianças e adolescentes, então temos que garantir a segurança deles, sabendo como agir diante de uma eventualidade, disse Cristiane.

A apresentação de um vídeo sobre o Corpo de Bombeiros e os avanços dos quartéis e equipamentos fez parte da palestra, foi falado ainda sobre o comportamento das pessoas diante do fogo, quando o fogo vira incêndio, os tipos de combustíveis que podem gerar fogo e a melhor forma para apagá-lo de acordo com o material que está sendo queimado, como as técnicas de resfriamento, abafamento e isolamento.

Quanto ao uso dos extintores foi abordada a maneira correta de armazená-lo, de carregá-lo, de usá-lo e ainda o uso adequado para cada tipo de extintor de acordo com seus conteúdos, água ou CO2. Alertou-se ainda para a importância de se observar o lacre e a data de validade de cada um deles.

Por Anamaria Albuquerque

Pular para o conteúdo