CRAS Penedo faz visita guiada ao Museu Finlandês

Um grupo de adolescentes, com idades entre 9 e 15 anos, integrantes do ‘Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Criança e do Adolescente’, do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Penedo, visitou nesta quinta-feira, dia  14, o Museu Finlandês.

O espaço, mesmo passando por reformas, permanece aberto ao público e o objetivo do passeio é o de estimular os jovens a aprenderem mais sobre a cultura regional e possibilitar o acesso às memórias dos povos antepassados.

A coordenadora do Centro, Tayenne Parada, falou um pouco sobre as experiências compartilhadas e do aprendizado que proporciona a valorização de questões relacionadas à identidade cultural do Município.

– Levá-los ao Museu Finlandês foi de extrema importância para que eles pudessem aprender mais sobre a cultura finlandesa, a vinda dos estrangeiros para Penedo, e sobre os costumes e tradições dessa Colônia. Fico muito grata ao presidente do Clube Finlândia, Otávio e ao diretor Oswaldo, que com muito carinho guiaram nossa visita no museu explicando cada riqueza de detalhes – comemora.

A mãe do Ian Inácio da Silva, de 12 anos, Eliane Fátima Correa, mora na comunidade Jardim Manchete. Ela conta que os jovens da região necessitam de mais oportunidades culturais e que a ajuda do CRAS nessa perspectiva tem se ampliado cada vez mais.

– Meu filho gostou muito do passeio. Nossas crianças precisam conhecer o que tem de cultural e educativo em nossa região para que possam abrir seus horizontes. O CRAS foi fundamental para que a gente pudesse mostrar mais coisas boas que nos rodeiam. Adoro quando eles vêm fazer as palestras porque é um momento em que os adolescentes prestam atenção. Conhecimento é a melhor coisa que podemos deixar como legado aos nossos filhos – diz Eliane.

Por meio do CRAS, famílias em situação de extrema pobreza passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda. A unidade pública é responsável pela organização e oferta de serviços sócioassistenciais de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social no Município.

O CRAS Penedo, coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, fica localizado à Av. Brasil Nº 85, no Centro de Penedo. Mais informações pelo telefone (24) 3352-5042. Já o Museu Finlândia está localizado no Clube Finlândia, Avenida das Mangueiras, Nº 2601, também no Centro de Penedo. Eles atendem pelo telefone: (24) 3351-1374.

Por Bruno Barreto.

Pular para o conteúdo