Planejamento estratégico para o Turismo é debatido em workshop

O primeiro workshop voltado para setor turístico, promovido pela Rituaali Spa, em parceria com a Prefeitura de Itatiaia, iniciou hoje (11) e vai até sexta-feira (13), no espaço Casarão, em Penedo. O encontro, um momento para discussão de idéias, estabelecimento de metas e planejamento estratégico para o fomento do turismo local reúne diversas entidades do setor e personalidades de áreas afins.

O evento é conduzido pelo conferencista Silvio Barros, ex secretário de turismo do Amazonas e do Paraná. Silvio que também foi prefeito de Maringá (PR), realiza consultorias e é especialista em turismo sustentável e ecoturismo.

Para tornar as medidas viáveis no setor público, a parceria com a esfera federal e estadual é necessária e será representada pelo Deputado Federal, Alexandre Serfiotis e pela Deputada Estadual, Ana Paula Rechuan. O workshop também conta com a presença do secretário de Estado de Turismo, Nilo Sérgio e de secretários da Prefeitura de Itatiaia.

Para o líder do executivo, Eduardo Guedes (PMDB), a cidade tem que valorizar sua vocação:

– Estamos estimulando a prática de novas ideias e trazendo para discussão afim de tornar as propostas viáveis para a cidade. Temos que pensar numa gestão estratégica de curto, médio e longo prazo. Temos que fomentar o turismo local, fortalecer a cadeia turística, estimular o empreendedorismo, e principalmente, valorizar a nossa cultura – declarou.

Eduardo Guedes adianta que suas metas de atuações de governo também será a qualificação da Gestão do Turismo através da oferta de cursos na área; Divulgação e medidas para preservação dos atrativos naturais; Criação de Portal Turístico na região de Maromba / Maringá e Vales; e ativar os Centros de Informações Turísticas nos locais com grande trânsito de visitantes.

– Existem ações que demandam condições financeiras e altos gastos para executar. Porém, nossas primeiras ações irão demandar vontade política para fazer. Não iremos abrir mão das parcerias com os órgãos federais e apoio políticos para colocarmos em prática nosso projeto de melhoria da cidade – declara o prefeito.

Pular para o conteúdo