07/07/2017 às 18h19min - Atualizada em 07/07/2017 às 18h19min

Selecionados para o programa Jovem Aprendiz do Grupo SEB, em parceria com a Prefeitura foram anunciados

Em uma cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (07), no Centro de Qualificação e Formação Profissional de Itatiaia foram anunciados os 25 jovens que irão compor o quadro de aprendizes do Grupo SEB, dentetora da marca Arno. O processo seletivo, uma parceria Prefeitura de Itatiaia e com o Groupe SEB, contou com a participação de 200 jovens com idade entre 18 e 22 anos, todos moradores da cidade.

O Secretário Municipal de Emprego e Renda, Imberê Moreira Alves  falou  da importância do processo seletivo e do município ter jovens interessados em crescer profissionalmente.

- É muito gratificante termos em Itatiaia pessoas interessadas em crescer profissionalmente e que certamente possibilitarão um futuro de grandeza para a nossa cidade. É gratificante também vermos jovens participativos que querem entrar no mercado de trabalho, que querem produzir, que querem trazer para a nossa cidade benefícios e melhorias. Todos chegaram até aqui por mérito e por isso desejo parabéns -  disse o Imberê, lembrando que a Prefeitura continuará realizando processos seletivos dentro da maior transparência.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Luiz Sales essa é uma oportunidade para que todos deem continuidade ao trabalho de qualificação.

- Durante algum tempo ouvimos falar que a população de Itatiaia não tinha condições de trabalhar na cidade porque não tinha qualificação e por isso vinham pessoas de outros municípios, mas estamos mudando essa realidade.Esses 25 jovens são a prova disso e esse é apenas o primeiro passo, por isso é importante também que todos deem continuidade se qualificando.  E com certeza o governo vai continuar oferecendo outros cursos para toda a população em várias áreas, frisou o secretário.

De acordo com a representante do Grupo SEB,Daniele Silva, um dos  compromisso da empresa é  investir no desenvolvimento da  mão de obra local e oferecer mais empregabilidade para as pessoas que residem nas cidades onde o grupo atua.

- Estamos muito felizes de estar em Itatiaia e temos o compromisso público de ajudar no seu desenvolvimento e de fazer um investimento em capacitação de mão de obra, em contratação e desenvolvimento de jovens. Também estamos extremamente gratos porque tivemos uma surpresa com a grande quantidade de jovens interessados, mas foi preciso fazer uma seleção. Não foi fácil fazer essa triagem, mas logo esperamos fazer uma nova seleção em Itatiaia e contar novamente com a participação expressiva da população - disse a representante do Grupo SEB.

Ao fazer o anúncio que os 25 jovens presentes estavam selecionados,o prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, reforçou o compromisso do governo com a capacitação dos moradores.

-  Nosso objetivo é investir e qualificar as pessoas da nossa cidade e sabemos que investir no futuro é  também investir nos nossos jovens .Para começar a capacitar a nossa população não foi preciso inventar e nem reinventar, só colocamos o nosso Centro de Qualificação para  funcionar e agora é hora de  esquecermos as perdas e pensarmos num futuro melhor. Queremos que o nosso morador tenha orgulho de dizer Eu sou morador de Itatiaia! Eu sou um itatiaiense!E para transformarmos Itatiaia numa cidade cada vez melhor contamos com  apoio da nossa população nesse grande momento de transformação, finalizou o prefeito.

Também estiveram presentes a cerimônia os vereadores José Adelson (Toroca), Leonardo Carvalho, Alexandre Campos (Tim Campos),Eduardo Pereira ( Dudu Pereira) e o  Ouvidor Municipal, José Carneiro.

Processo Seletivo

A seleção teve início no dia 9 de junho com o recebimento de currículos pelo Núcleo de Emprego e Qualificação (NEQ) de Itatiaia. Após a triagem foram convocados 200 jovens para a prova obrigatória que foi realizada no Centro de Qualificação e Formação Profissional da cidade. A avaliação, que foi elaborada pela empresa, contou com questões de matemática e redação.

2ª etapa também foi feita no Centro de Qualificação e teve a participação de 106 jovens que realizaram entrevista e dinâmica elaborada pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

Na última fase 56 candidatos foram até a empresa para fazer a etapa final do processo, a entrevista com o gestor. A previsão agora é que até no dia 17 de julho os selecionados comecem o trabalho e o curso na empresa.

De acordo com os representantes do Grupo SEB os jovens atuarão num período de 11 meses e foram divididos em áreas como Recursos Humanos, Logística, Produção, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Processo, Qualidade, Melhoria Contínua, Administração da Produção.

O Groupe SEB oferecerá aos selecionados bolsa auxílio compatível com o mercado e benefícios como assistência médica, seguro de vida em grupo, refeição na empresa e transporte fretado.

Por Matilde Basilio