Vítimas de violência doméstica têm acesso a emprego com auxílio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), auxiliou nos últimos meses nove mulheres atendidas pelo órgão na busca por requalificação profissional. A parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda permitiu uma análise do perfil profissional dessas mulheres, elaboração de currículo e orientação para entrevista que finalizou com a colocação delas no mercado de trabalho.

Segundo dados da secretaria, 80% das mulheres da cidade que sofrem violência doméstica são dependentes financeiramente do agressor e por isso temem deixar o lar.

– Muitas mulheres não tem uma qualificação por isso com a ajuda do Núcleo de Emprego e Qualificação nós conseguimos localizar vagas que se adequavam ao perfil delas. O mercado de trabalho está exigente então as vítimas não denunciam a violência porque tem receio de não conseguir algum emprego, ou de não ter onde deixar seus filhos. A autonomia financeira coloca essa mulher como protagonista de sua própria vida, recupera a auto-estima feminina e é parte essencial do processo de independência financeira e emocional – explicou a Secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Itatiaia, Janaína Sá Dantas.

Autonomia financeira por meio de cursos profissionalizantes
A SPPM planeja para 2018 uma série de cursos profissionalizantes para capacitação das mulheres atendidas pela secretária com o objetivo de fortalecer a autonomia financeira feminina e assim romper com o ciclo da violência ao qual elas são expostas.

O primeiro curso será de corte e costura e terá início em fevereiro, ainda no primeiro semestre haverá um projeto de artesanato e no segundo semestre um curso de maquiagem, além de um fórum para mulheres empreendedoras da cidade.

– Essa será uma oportunidade de formação para elas terem uma renda. Sabemos que muitas mulheres querem aprender, mas não tem condições de pagar por um curso então essa será a chance delas darem um passo rumo à autonomia financeira. Nosso objetivo é que essas mulheres tenham uma renda para sair da companhia do agressor – comentou a secretária.

Por Luana Vieira