Como medida preventiva, Itatiaia integra cinturão de bloqueio contra a Febre Amarela

Dia D de Vacinação acontece neste sábado (27), das 8h às 17h, em oito Unidades de Saúde da cidade, com aplicação da dose padrão na imunização

Seguindo as recomendações da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (27), das 8h às 17h, o Dia D de vacinação contra a Febre Amarela. Mesmo sem registros da doença, Itatiaia participará da campanha, juntamente com os 92 municípios do Rio de Janeiro, com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância da imunização.

Desde janeiro de 2017, a SES adotou medidas preventivas e, antes mesmo de registrar os primeiros casos no território fluminense, iniciou a criação de cinturões de bloqueio. Desde julho do ano passado, todos os municípios do estado foram incluídos na área de recomendação da vacina e receberam doses para imunizar a população.

De acordo com o Diretor de Saúde, Alexandre Paulino, em Itatiaia os munícipes estão recebendo a dose padrão da vacina, diferente de outros municípios que estão trabalhando com a dose fracionada.

– Temos doses suficientes que garantem a vacinação de todos os moradores que procurarem o setor de imunização. Com a realização do Dia D esperamos que todas as pessoas que não puderam comparecer durante a semana para tomar a dose da vacina, porque trabalham em horário comercial, compareçam as unidades de saúde – enfatizou o Diretor.

A mobilização do Dia D será realizada em oito Unidades de Saúde de Itatiaia, sendo elas a Policlínica Municipal, Unidades de Estratégia de Saúde da Família da Vila Esperança, Vila Magnólia, Vila Flórida, Penedo, Campo Alegre II, Maromba e UBS Marechal Jardim. No ESF Campo Alegre I não haverá vacinação, os pacientes da unidade serão imunizados no ESF Campo Alegre II.

Segundo levantamento do setor de Imunização de Itatiaia, 76,05% da população já foi vacinada, o que corresponde a 19.775 pessoas da meta de 26 mil munícipes que devem ser imunizados.

Público alvo
Para ser vacinado, além de estar incluído no público alvo, o morador precisa apresentar comprovante de residência e documento de identificação com foto. Fazem parte do público alvo estabelecido pela secretaria Estadual de Saúde pessoas de 9 meses a 59 anos 11 meses e 29 dias. Para a população maior que 60 anos é necessária apresentação da recomendação médica para realizar o procedimento. Mulheres grávidas não são vacinadas.

Por Luana Vieira