Serviços essenciais funcionarão normalmente durante o feriado de Carnaval

A Prefeitura de Itatiaia decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 27 de fevereiro e 1º de março. Com a iniciativa, os servidores municipais encerram o expediente nesta sexta-feira (24), e retornam as atividades na quinta-feira (02), após o carnaval. A medida faz parte do decreto nº 2.814 divulgado nesta quarta-feira.

Os serviços considerados essenciais à comunidade não sofrerão interrupção, como o atendimento no hospital municipal, situado no bairro Jardim Itatiaia. A unidade funcionará 24 horas, todos os dias do feriado, assim como o posto de saúde de Penedo que seguirá com médico de plantão durante todos os dias do carnaval. As demais unidades do município voltarão a atender os pacientes somente na quinta-feira (02).

O trabalho de recolhimento de lixo será realizado na escala normal dos dias úteis, seguindo o calendário de cada bairro.  A informação é da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Durante todo o período de carnaval a Guarda Municipal também estará de prontidão. Além da segurança do patrimônio público, os agentes farão o controle do trânsito no Centro, Penedo, Maromba e Maringá.

De acordo com o comandante da corporação, Edson Bento Expedito, um esquema especial de ordenamento do trânsito foi montado nas estradas próximas aos balneários do município.

– A finalidade é garantir a fluidez do trânsito nas áreas turísticas mais movimentadas, como o balneário na estrada do Parque Nacional e nas cachoeiras, de Penedo, Maromba, Maringá. Nas proximidades das cachoeiras o trabalho acontecerá de 8h às 18h. Em Penedo, desde a entrada do bairro até a Praça Finlândia, onde o trânsito será monitorado, o horário será das 9h às 21h – explicou o comandante.

O trabalho de ordenamento conta ainda com o reforço  de dois guardas que circulam de moto por Penedo, passando pelas regiões do balneário e cachoeiras, dando suporte a todo o trabalho. Os moradores podem entrar em contato com a corporação pelo telefone 153 ou (24) 3352-6752.  Durante esses dias carnaval a Defesa Civil também funcionará com plantão 24h e poderá ser acionada pelos mesmos telefones.

Alterações no trânsito

No sábado e na segunda-feira (27) de carnaval tem apresentação do grupo de maracatu, Pedra Sonora, em Itatiaia. Sábado o grupo desfila em Penedo. A concentração será na Avenida Casa das Pedras, próximo a sede administrativa, de onde os foliões partirão às 18h em direção a  Avenida das Mangueiras, encerrando o seu desfile próximo a Casa do Papai Noel.

Quatro guardas municipais ficarão responsáveis pelo ordenamento do trânsito nas vias, esquinas e cruzamentos e dois motociclistas estarão à frente do bloco com a atenção redobrada.

No Centro de Itatiaia a apresentação será na segunda-feira (27). O desfile terá inicio às 18 horas, quando o grupo desfilará pela Rua Prefeito Assumpção, passando pela Rua São José e terminando na Praça Mariana Rocha Leão. Todo o desfile será acompanhado por um grupamento da Guarda Municipal.