02/03/2018 às 15h42min - Atualizada em 02/03/2018 às 15h42min

Dia D de Vacinação contra a Febre Amarela acontecerá, neste sábado, no Centro e em Penedo

Devido à baixa procura da população no último Dia D, realizado em 27 de janeiro, apenas duas unidades estarão abertas na mobilização de amanhã

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (03), das 8h às 17h, o Dia D de Vacinação contra a Febre Amarela. A mobilização acontecerá apenas na Estratégia de Saúde da Família de Penedo e na Policlínica Municipal, no Centro. Seguindo a estratégia de vacinação da Secretaria de Estado de Saúde, o Dia D tem o objetivo de ampliar ainda mais a cobertura vacinal contra febre amarela nos 92 municípios do Rio de Janeiro.

De acordo com Diretora de Vigilância e Saúde, Rozimeire Franco, a vacinação acontecerá apenas em duas unidades, pois a cidade já vacinou 85,4% da população.

- Até o momento temos 22.207 pessoas vacinadas, o que corresponde a 85,4% da população e estamos trabalhando para atingir 100% dos moradores. No último Dia D, realizado em 27 de janeiro, a procura foi muito pequena, por isso iremos abrir apenas duas unidades de saúde. Esperamos que todas as pessoas que não conseguem comparecer durante a semana para tomar a dose da vacina, porque trabalham em horário comercial, compareçam neste sábado – comentou a Diretora de Vigilância e Saúde, Rozimeire Franco.

Diferente de outras cidades do país, em Itatiaia a vacina não está sendo fracionada, e sim plena, uma vez que ainda existem doses suficientes que garantem a vacinação de todos os moradores que procurarem o setor de imunização.

O bloqueio vacinal segue acontecendo nas unidades de saúde, mediante agendamento prévio. Fazem parte do público alvo estabelecido pela secretaria Estadual de Saúde pessoas de 9 meses a 59 anos 11 meses e 29 dias. Para a população maior que 60 anos é necessária apresentação da recomendação médica para realizar o procedimento. Mulheres grávidas não são vacinadas. Para receber a dose da vacina é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Por Luana Vieira