Itatiaia terá Gabinete de Gestão de Crise para acompanhamento da situação da chuva no município

O prefeito de Itatiaia, Eduardo Guedes, determinou na manhã de hoje (05), a criação de um Gabinete de Gestão de Crise com o objetivo de traçar estratégias e colocar em prática ações para resolver os problemas ocasionados pelas fortes chuvas que atingiram o município no final de semana. A decisão foi tomada após uma reunião realizada entre o chefe do executivo, secretários municipais e defesa civil, na sede da Prefeitura.

De acordo com a reunião, o Gabinete de Gestão de Crise será formado por representantes das secretarias municipais envolvidas no trabalho chuvas, e com os dados levantados os participantes irão ajudar o prefeito com informações para que possa ficar embasado sobre as próximas decisões a serem tomadas.

Desde a manhã de ontem (04), o prefeito Eduardo Guedes, junto com as equipes da  Secretaria de  Ordem Pública (Defesa Civil e Guarda Municipal) e com a Secretaria de Obras  e Serviço Público estão percorrendo os locais atingidos pelas chuvas. Na Região de Visconde de Mauá(RJ 163), que dá acesso aos bairros de Maromba e Maringá, a estrada foi bloqueada em função das quedas de barreiras que ocorreram na noite desse domingo (04). Devido ao ocorrido o acesso a região está temporariamente interrompido.
A estrada é juridição do Governo do Estado, mas no momento as equipes das Prefeituras de Itatiaia e Resende estão  trabalhando para desobstruir as passagens.

– De sábado para domingo choveu 110 mm em 2 horas, o que ocasionou a queda de mais de 20 barreiras impedindo a passagem na rodovia. Com as quedas não havia passagem e ninguém conseguia subir ou descer, mas depois de um dia inteiro de serviço conseguimos desobstruir o acesso, porém uma outra chuva forte caiu na noite desse domingo,o que fez com que a via fosse novamente interditada, explicou o coordenador da Defesa Civil, Valdair do Nascimento.

Para ajudar no serviço de desobstrução, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos enviou para o local uma retro escavadeira e  servidores municipais para ajudar no serviço. A Guarda Municipal de Itatiaia, junto com a corporação de Resende estão baseados no início da estrada da Capelinha para orientar os visitantes do local sobre a interdição.

Além da RJ 163, também foram registradas quedas de barreiras  no Vale do Pavão, onde a Prefeitura também realizou a desobstrução. No bairro Vila Pinheiro, um deslizamento de terra ocasionou a obstrução de uma manilha que impediu a passagem de água e com isso ocasionou o alagamento de uma propriedade rural. A Defesa Civil foi acionada e ajudou na remoção dos animais da propriedade. A desobstrução da manilha já foi parcialmente realizada e a previsão é que seja concluída na tarde de hoje.

Em Penedo, em decorrência do grande volume de chuva,  as águas do Rio das Pedras subiu acima do nível e transbordou, alagando as ruas centrais (Avenidas Casa das Pedras e Avenida das Mangueiras) nas noites de sábado e domingo.O trânsito ficou prejudicado em alguns pontos  e os motoristas tiveram o auxílio da Guarda Municipal.

Ainda no bairro, nas localidades  África I, Vale do Ermitão e Alto Penedo também houve registros de quedas de barreiras, que obstruíram as vias.As equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos já enviaram equipes para o local.

O prefeito Eduardo Guedes, juntamente a equipe da Defesa Civil também esteve em Penedo na noite ontem para resolver os problemas causados na localidade.A principal preocupação foi atender imediatamente os moradores para que  todos ficassem seguros.

– Estamos atentos o tempo todo a situação da forte chuva que vem atingindo o nosso município e  através do Gabinete de Gestão de Crise queremos unir forças  para que possamos resolver os problemas o ocasionados pelas chuvas  o quanto antes   –  disse, o prefeito.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil nos dois dias de ocorrências não houve registro de pessoas desalojadas ou desabrigadas.

– A Defesa Civil está acompanhando todo o trabalho e aproveitamos para fazer algumas recomendações importantes para os moradores, como redobrar a atenção durante o período de chuvas, procurar um local seguro para ficar e nunca ficar próximo a barrancos, finalizou Valdair do Nascimento.

A Defesa Civil fica localizada na Secretaria de Ordem Pública, junto a  Rodoviária Municipal, localizada na Rua Wanderbilt Duarte de Barros. S/N, Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. O telefone de contato 199 e (24) 3352-1151. Aos sábados, domingos e feriados o órgão pode ser acionado 24 horas através do telefone da Guarda Civil Municipal 153 ou  (24) 3352 6752.