09/03/2018 às 11h54min - Atualizada em 09/03/2018 às 11h54min

Agentes de Desenvolvimento da Prefeitura concluem curso avançado realizado pelo SEBRAE

Os Agentes de Desenvolvimento que trabalham Sala do Empreendedor, na Prefeitura de Itatiaia, participaram na última semana (dias 27 e 28) do Curso de 'Agente de Desenvolvimento Avançado', realizado no SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas),em Volta Redonda.Durante a capacitação, com duração de dois dias, foram abordados temas como Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico, Compras Públicas, Desburocratização, MEI, Comunicação e Qualidade de vida.

O Agente de Desenvolvimento é uma peça fundamental no trabalho de implantação e operacionalização da Lei Geral das Microempresas. Sua função é promover ações concretas que fortaleçam o seguimento de micro e pequenas empresas, e sua existência é prevista na Lei Geral das Microempresas.

Atualmente a Prefeitura de Itatiaia conta com três agentes, todos formados pela plataforma online da Universidade do SEBRAE.

- Os Agentes são personagens importantes no processo de estímulo ao crescimento econômico e melhoria social dos municípios. Precisam ter conhecimento local, boas relações com a comunidade e os poderes instituídos, ter postura de liderança, sociabilidade e articulação. Para isso todos passam por uma série de cursos, treinamentos, capacitações, missões e encontros realizados pelo SEBRAE - explicou o servidor público e Agente de desenvolvimento, Edson de Sousa.

Em Itatiaia, os Agentes vem desenvolvendo um papel importante para reduzir a informalidade dos Microempreendedores do município. O trabalho vem sendo realizado através das orientações 'in loco' e também na Sala do Empreendedor,uma iniciativa que já contribuiu para que mais de 250 microempreendedores saíssem da informalidade em 2017.

Através do trabalho dos Agentes, os microempreendedores também recebem informações periódicas sobre as capacitações realizadas pelo SEBRAE. Somente no ano passado foram oferecidas três oficinas e dois workshops beneficiando mais de 120 microempreendedores.

Para levar informações e esclarecimentos aos microempreendedores, além do trabalho ‘in loco’, a equipe também utiliza ferramentas de comunicação como contatos via email, ligações telefônicas e mensagens por meio do aplicativo whatsApp.

Para obter mais informações sobre o trabalho dos Agentes, sobre  formalização dos negócios ou sobre os oficinas e workshops viabilizados pela Prefeitura em parceria com o SEBRAE, o Microempreendedor Individual pode comparecer a Sala do Empreendedor, localizada na Praça Mariana Rocha Leão, Nº 20, Centro ou ligar diretamente para o telefone (24)  3352 6777 ramal 317.

Por Matilde Basilio