DER libera tráfego na RJ-163

O Departamento de Estrada e Rodagem (DER) do Rio de Janeiro liberou no final desta quarta-feira (28) o acesso a RJ -163, principal via de acesso para os bairros de Maromba e Maringá. Desde o início do mês, a estrada estava totalmente interditada devido às fortes chuvas que atingiram a região e causaram a queda de mais de 50 barreiras.

De acordo o Presidente do DER, Ângelo Pinto, está liberado o fluxo de veículos leves e pesados e a velocidade máxima permitida na via será de 40 km/h.

– Essa é uma rodovia de baixa velocidade então geralmente já se andava nela a 30 ou 40 km por hora, devido às curvas. Essa velocidade deve ser mantida! A pista está totalmente desobstruída, mas nossos serviços de conservação e manutenção irão continuar. Assim como fazemos em todas as rodovias, sem que cause mais danos à população, o serviço irá acontecer juntamente com o tráfego. Todos os veículos estão liberados, mas sempre observando a sinalização e velocidade permitida – explicou Ângelo.

Para traçar estratégias e garantir a segurança dos moradores da localidade, a Prefeitura de Itatiaia decretou situação de emergência e instalou um gabinete de gestão de crise que se reuniu no último dia 16 com o Governador Luiz Fernando Pezão.

– Há duas semanas eu estive no Rio de Janeiro, juntamente com o Prefeito Eduardo Guedes e o presidente da Mauatur, para uma reunião com o Governador sobre a RJ-163. Pezão se prontificou a fazer o que fosse possível para liberar a estrada no feriado e para felicidade de todos isso está acontecendo hoje – destacou o vice-prefeito e Presidente do Gabinete de Gestão de Crise, Sebastião Mantovani, o Jabá.

O Secretário de Planejamento, Carlos Cesar Aires, fez o trajeto e ressaltou a importância do cuidado durante o percurso.

– Essa estrada é a mais usada, tem menor quilometragem, é asfaltada e oferece segurança e agilidade para quem faz o percurso. A via já é de pequena velocidade, mas agora é importante que as pessoas tenham mais cuidado ao utilizá-la. Nós fizemos o trajeto e constatamos que a RJ está sinalizada e desobstruída de ponta a ponta. As obras do DER irão continuar para total recuperação da estrada – comentou o secretário.

Com a proximidade de diversos feriados, o Presidente da Mauatur, Paulo Gomes, comemorou a conquista.

– Muita felicidade saber que temos a estrada de volta e isso será muito bom para o turismo que precisa de acesso para sobreviver. Evidentemente que uma estrada como essa, a primeira estrada parque do Estado, é muito importante para sobrevivência e vivencia do turista, dos moradores, produtores rurais e de todos aqueles que vivem nessa região – contou Paulo.

O DER continuará trabalhando no trecho nos próximos meses para total recuperação dos locais afetados e nesta quinta-feira, dia 29, a Viação Resendense voltará com o horário e trajeto normal do ônibus para Maromba.

Por Luana Vieira