03/04/2018 às 17h47min - Atualizada em 03/04/2018 às 17h47min

Decreto de Situação de Emergência de Itatiaia é aprovado pelo Governo Federa

O Governo Federal, através da Portaria nº 94, publicada na última quinta-feira (29), reconheceu a Situação de Emergência em Itatiaia. Com a aprovação da portaria, o Ministério da Integração legitimou o decreto de Situação de Emergência nas áreas da cidade afetadas pelas chuvas intensas, que caíram entre os dias 03 e 07 de março, credenciando assim o município a receber recursos financeiros para as ações de resposta e recuperação das áreas atingidas.

O decreto nº 2.993/2018, assinado pelo prefeito Eduardo Guedes, entrou em vigor no dia 09 de março e teve como base o Formulário de Informações do Desastre – FIDE. Entre as consequências da forte chuva que atingiu índices pluviométricos de 193.4 mm, estão os alagamentos e deslizamentos de terra em áreas urbanas e rurais, diversos pontos de deslizamentos e quedas de barreira que impossibilitaram a passagem e o tráfego de veículos nas estradas  de acesso as regiões, entre outros.

Conforme conta o Auxiliar de Defesa Civil, Rodrigo Rocha, para buscar o reconhecimento junto a União, a Prefeitura, através do Gabinete de Gestão de Crise (GGC), criado pelo Executivo Municipal, cumpriu todas as etapas previstas, com muita transparência.

- Após  concluído o preenchimento do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), com todas as informações necessárias sobre o sinistro, as mesmas foram encaminhadas para a Defesa Civil  do Estado que  fez uma avaliação  e abonou o pedido de  decretação.  Em seguida foi feito o pedido de homologação pelo Estado, que após aprovado foi encaminhado para o Governo Federal, que através do Ministério da Integração avaliou e reconheceu o decreto, ou seja, foram cumpridas todas as etapas - disse,Rodrigo Rocha.

O Auxiliar explica ainda que com a publicação, o município foi credenciado para buscar  auxílio  por meio do Ministério da Integração , através da apresentação de projetos de construção de muros de contenção e reparos na pavimentação asfáltica das áreas atingidas.

- A Prefeitura preencheu com muita clareza todas as informações e cumpriu todas as etapas com muita transparência e na última semana fomos informados que as informações inseridas no sistema foram aprovadas.  A partir de agora será possível realizar as ações efetivas de recuperação que beneficiarão os moradores das áreas atingidas -  finalizou o Auxiliar de Defesa Civil, Rodrigo Rocha.

Por Matilde Basilio