06/04/2018 às 17h26min - Atualizada em 06/04/2018 às 17h26min

Moradores de Itatiaia recebem protocolos da Comissão de Defesa do Consumidor da ALERJ

A Comissão de Defesa do Consumidor (COMDEC) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ),iniciou o trabalho de notificação das empresas que prestam serviço em Itatiaia e que foram alvo de reclamações por parte dos moradores, durante a visita do Ônibus do Consumidor ao município A ação, em parceria com a Ouvidoria Municipal, aconteceu em fevereiro, em Maringá, onde também foram atendidos os moradores de Maromba e dos Vales do Pavão, Cruzes e da Grama.

Segundo a COMDEC, as companhias e os estabelecimentos, alvos de reclamações começaram a receber as notificações, por escrito, e tem o prazo de 30 dias para responder. Além das empresas, os moradores que fizeram a reclamação também foram informados, por meio de um protocolo, no qual poderão acompanhar o andamento de suas reclamações através do Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060).

As informações também poderão ser obtidas pelo email defesadoconsumidor@alerj.rj.gov.br ou presencialmente na sede da comissão de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h. Atualmente a Comissão de Defesa do Consumidor é presidida pelo deputado Luiz Martins.

Ao todo a equipe do COMDEC registrou 60 atendimentos e 198 reclamações, em Maringá,sendo muitas delas referentes a fornecimento de energia e de falta de sinal por parte das operadoras de telefonia celular, serviços essenciais para os moradores e para o comércio, que muitas vezes  é prejudicado quando precisa receber pagamentos com cartão de débito e crédito.

A equipe da Ouvidoria Municipal, que também realizou atendimentos no bairro  contabilizou 36 atendimentos, nas mais diversas áreas.

- Já demos um retorno para alguns moradores e agora estamos trabalhando no levantamento das informações que faltam, para que possamos dar um retorno, o quanto antes, para aqueles que ainda não receberam as informações que solicitaram -   disse o Ouvidor Municipal, José Carneiro.

Os moradores que desejarem fazer contato por telefone com a Ouvidoria Municipal podem ligar para (24) 3352 2192 ou (24) 3352 6777 ramal 231. O setor oferece ainda outras opções de contato como o email ouvidoria@itatiaia.rj.gov.br e a ouvidoria online, no site da Prefeitura onde o cidadão poderá registrar a sua solicitação. Para isso basta acessar o link http://itatiaia.rj.gov.br/ouvidoria preencher o formulário comunicando a necessidade.

Por Matilde Basilio