09/04/2018 às 17h43min - Atualizada em 09/04/2018 às 17h43min

Seis delegados representarão Itatiaia na Conferência Estadual de Cultura do Rio de Janeiro

Itatiaia,que no último sábado (07) sediou a 4ª Conferência Estadual de Cultura - Etapa Regional Médio Paraíba, teve seis delegados escolhidos durante o evento para representar  a cidade  na Conferência Estadual de Cultura do Rio de Janeiro que acontece nos dias 08 e 09 de junho, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.

De acordo os organizadores, até o momento Itatiaia foi a cidade que reuniu o maior número de participantes de todas as etapas, um total de cento e quarenta pessoas.  A Etapa Regional Médio Paraíba incluiu os municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Rio Claro, Resende, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda.

Conforme o regimento da conferência, o número de delegados eleitos corresponde a 10% das pessoas credenciadas das cidades que participam da Etapa Regional e no município foram disponibilizas 14 vagas

Os delegados têm como função analisar as propostas apresentadas na Conferência, sugerir alterações e votar cada uma delas.

- As Conferências são muito importantes porque são espaços democráticos destinados ao encontro e debate entre a sociedade civil e poder público, com a finalidade de propor políticas, programas e ações a serem aplicadas e desenvolvidas junto às cidades.  Receber a Etapa Regional do Médio Paraíba em nossa cidade foi muito gratificante. Também ficamos muito felizes com o  grande público que participou da conferência e também em ter seis pessoas escolhidas como delegados, porque isso mostra que Itatiaia está presente  e que pode contribuir muito nas políticas culturais no nosso Estado -  disse o Assessor de Cultura Rafael Fioratto.

A Conferência

De acordo com a Assessoria Especial de Cultura, dentre os participantes estavam gestores públicos, agentes, animadores, músicos ,produtores culturais, arte educadores, pesquisadores de cultura, entre outros. A programação teve início com o credenciamento dos participantes, seguida de uma apresentação de dança dos alunos da Casa da Cultura e logo depois foi realizada a abertura do evento.

Na sequencia o público pode conferir as discussões no  painel “A instalação do Sistema Estadual de Cultura do RJ e as ações  metas do Plano Estadual e Cultura do RJ/Cenário atual'.  Após o almoço foi realizado os debates dos grupos de trabalho  que incluiu os temas  ‘Infraestrutura cultural’, ‘Integração e desenvolvimento’, ‘Cultura e sustentabilidade’, ‘Democracia, cidadania e diversidade’, ‘Política cultural, Gestão e capacitação’ e ‘Preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultura’ e ao final foi realizada a plenária e a escolha dos delegados que votaram as deliberações.

As propostas da conferência tiveram um peso relevante no cumprimento Plano Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, em especial, o acompanhamento das metas e ações já implementadas, no conjunto das diretrizes e estratégias do Plano.

O evento contou a presença de autoridades municipais e estaduais, como o Assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto, o Subsecretário de Cultura, Léo Feijó, o Deputado Estadual Zaqueu Teixeira,o Presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do RJ, a Conselheira Regional de Cultura, Marinêz Fernandes, o Presidente do Fórum Regional de Secretários de Cultura, Marcelo Bravo, a Presidente do Fórum do Médio Paraíba, Denise Assis, o Presidente do Conselho de Cultura de Itatiaia, Oswaldo Castro e o vereador José Adelson Oliveira (Toroca) entre outros.

Por Matilde Basilio