13/04/2018 às 15h50min - Atualizada em 13/04/2018 às 15h50min

Abertura do Itatiart 2018 acontecerá na próxima quarta-feira

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Educação, realiza na próxima quarta-feira (18), às 13h30, na Casa da Cultura, a abertura da edição 2018 do Itatiart. Com o tema “Incentivando a Criatividade e Descobrindo Talentos”, o evento é voltado para estudantes, professores e a comunidade escolar.

O Projeto tem como meta o desenvolvimento sociocultural dos alunos da Rede Municipal de Ensino e visa possibilitar a difusão da cultura brasileira através de atividades e conhecimentos desenvolvidos nos espaços escolares da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos.

Dentre os homenageados deste ano estão os artistas locais Daniel Traoz, Juliana Donagema e Bie Hardiman, além dos já conhecidos Vinicius de Moraes, Maurício de Souza, Ivete Sangalo, Romero Brito, Ariano Suassuna, Belchior, entre outros.

- O Itatiart enriquece muita a questão cultural porque os alunos conhecem biografias e bibliografias de personagens que marcam a nossa cultura. Ao longo do ano eles vão conhecendo sobre o homenageado e aprendendo artes, história, português e as demais matérias do currículo escolar. Descobrimos talentos como crianças que mostram habilidades para escrita, canto, dança e pintura. A escola é um dos espaços que organiza essas trocas levando à compreensão das diversidades culturais existentes no nosso país. Dentro da escola o projeto brilha – explicou a Diretora do Departamento Pedagógico, Diene Christina Motta.

A programação de abertura terá apresentação do coral juvenil da rede municipal, leitura de obras do Monteiro Lobato, apresentação de música, hora do conto, releitura de obras literárias e apresentação de contos da peça de teatro “Caravana Sertão”.

No final do ano, os estudos feitos pelos alunos dão origem a apresentações culturais e exposições que serão exibidas para a comunidade escolar no mês de outubro, quando ocorre o encerramento do Projeto.

Por Luana Vieira