27/04/2018 às 16h33min - Atualizada em 27/04/2018 às 16h33min

Após uma década, exame de Endoscopia volta a ser realizado no Hospital de Itatiaia

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou hoje, sexta-feira (27) os exames de Endoscopia no Hospital Municipal Manoel Martins de Barros. Anteriormente, o exame era realizado apenas fora da cidade e, de acordo com o setor de Tratamento Fora Domicílio (TFD), a ação tem o objetivo de diminuir a fila de espera do município para o procedimento.

A Endoscopia é um exame utilizado para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças. Por meio dele, é possível fazer um diagnóstico preciso do aparelho digestivo e ainda tratar eventuais problemas como úlceras, irritações, inflamações e até tumores.

- Estou há dois anos na fila para fazer o exame e quando me ligaram me organizei rapidamente para vir porque na minha família temos alguns problemas de saúde então é bom prevenir. Foi a primeira vez que realizei o procedimento então fiquei nervosa, mas foi tudo tranquilo. Ter o exame perto de casa é muito bom porque sair para outra cidade, às vezes de madrugada, é cansativo demais – comentou a moradora do Campo Alegre, Joana Borges da Silva.

De acordo com o Gastroenterologista que realiza o procedimento, Drº José Luiz Mirra, o exame consiste no uso do endoscópio, um tubo ótico com sistema de iluminação que permite registrar imagens do sistema digestivo.

-Esse é um exame profilático muito importante, pois ajuda a identificar diversas doenças, desde gastrite até tumores. No hospital estamos realizando a endoscopia diagnóstica e por ser um procedimento com sedação então estar perto de casa é melhor para o paciente – explicou o médico.

Segundo a Coordenadora do TFD, Carina Maia, 190 pessoas estão na aguardando para realizar o procedimento e a meta é acabar com a demanda reprimida ainda no segundo semestre.

- Há anos que a endoscopia não era realizada em Itatiaia, temos pacientes na fila desde 2016 e com a realização do exame dentro do hospital da cidade nossa meta é acabar com a demanda reprimida ainda no segundo semestre. A marcação será feita pelo TFD seguindo a ordem cronológica e aqueles que não puderem comparecer nós ligaremos para reagendar. Antes o munícipe tinha que ir para outra cidade e hoje ele tem a comodidade de estar perto de casa para fazer o exame o que traz mais comodidade, gera um tempo de espera menor e diminui os transtornos com deslocamentos - destacou à coordenadora.

Para a moradora da Vila Odete, Marcela Apolinário Leite, o exame é um essencial para o acompanhamento pós-operatório.
- Estou há 1 ano e meio na fila e precisava fazer este exame para ter certeza que esta tudo certo no meu pós-operatório. Já tinha feito o exame em outra cidade e tive uma experiência ruim, mas dessa vez foi tudo muito fácil e rápido. A equipe do hospital teve muita consideração conosco no preparatório do procedimento e eu achei muito bom e prático ter o exame na cidade – contou a paciente.

O Prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, acompanhou a realização do exame dos primeiros exames no hospital.

- Hoje já estamos fazendo no centro cirúrgico do hospital exames de colonoscopia, que tinham uma demanda grande, exames ginecológicos como a histeroscopia diagnostica e agora a endoscopia. Em 2017, aproximadamente 120 pequenas cirurgias foram realizadas no município, fora as cirurgias gerais. Estamos ampliando a contratação de anestesista para que de fato possamos utilizar nosso centro cirúrgico em sua plenitude, isso é de suma importância para que possamos restabelecer aquilo que a nossa população sonha pra saúde do município. Grande são os desafios a serem enfrentados, mas certamente é maior nossa vontade e certeza de que iremos superar e trazer novamente uma saúde de qualidade para a população de Itatiaia – destacou o Dudu.
 

Por Luana Viera

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »