09/05/2018 às 12h16min - Atualizada em 09/05/2018 às 12h16min

Itatiaia é finalista no “Prêmio Prefeito Empreendedor” e recebe visita da comissão avaliadora

A equipe da Prefeitura de Itatiaia, que está trabalhando no projeto da 10ª Edição do ‘Prêmio Prefeito Empreendedor’, recebeu na tarde de ontem (08), uma visita da comissão técnica do SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, responsável pela avaliação do projeto.

Itatiaia, que se inscreveu com o projeto “Itatiaia caminha com o MEI junto ao desenvolvimento local”, na categoria 'Inclusão Produtiva e apoio ao Microempreendedor Individual (MEI), é uma das cidades finalistas ao prêmio.
A visita técnica, que consiste na ida às cidades para a comprovação dos benefícios gerados ao município, faz parte da segunda etapa da seleção do prêmio. Durante o encontro realizado ontem, foram realizadas entrevistas com os agentes diretos impactados pelas ações desenvolvidas pelo governo e também com a equipe responsável pelo projeto, além de análise de documentos e  visita às instalações da Sala do Empreendedor.

De acordo com a comissão avaliadora todas as informações coletadas são repassadas para uma súmula e encaminhada para a equipe julgadora do prêmio, incluindo  todos os pontos levantados durante a apresentação.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cristian de Carvalho, a visita da equipe foi muito positiva.

- Através dessa visita tivemos a oportunidade de comprovar todo o serviço de qualidade oferecido aos MEIs e também toda a dedicação dos nossos servidores que vem não só formalizando as pessoas que procuram auxílio, como também  levando explicações fundamentais sobre  a importância de se concluir a formalização dos negócios com a devida inscrição municipal – disse.

O prefeito Eduardo Guedes que também esteve com a equipe falou da satisfação em estar entre os finalistas.

- É uma alegria muito grande receber a equipe técnica em nossa cidade para ver de perto todo o trabalho que vem sendo realizado. Ficamos muito felizes em saber somos um dos finalistas. Estamos fazendo um trabalho para valorizar os pequenos empreendedores do nosso município e notamos os resultados dia a dia. Hoje temos um trabalho de participação efetiva na vida do microempreendedor e o município vem trabalhando como verdadeiro parceiro - disse o prefeito.

Criado em 2001, o Prêmio Prefeito Empreendedor é um programa de reconhecimento aos gestores públicos que implantaram projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico, ambiental e social do município.

Esse ano, o Prêmio selecionou 37 municípios finalistas de todo o estado, que concorrem com 43 projetos em suas respectivas categorias. Na região do Médio Paraíba, as cidades de Volta Redonda, Piraí, Itatiaia, Vassouras, Porto Real e Resende são finalistas.

Esta edição do Prêmio recebeu ao todo inscrição de 74 municípios e na primeira avaliação, 54 foram considerados aptos a seguir na competição com 62 projetos. Desses, 37 foram selecionados como finalistas e concorrem com 43 projetos, já que cada município poderia inscrever mais de um projeto em uma das oito categorias.

De acordo com o regulamento, a edição 2018 reuniu oito categorias, são elas: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios, Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Pequenos negócios no campo, Inovação e Sustentabilidade,Empreendedorismo nas escolas,Desburocratização e Implementação da Redesimples e Inclusão Produtiva e apoio ao Microempreendedor Individual (MEI).

O público alvo do prêmio é formado por prefeitos que tenham implementado projetos com resultados mensuráveis e comprovados de estímulo à formalização, ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico, ambiental e social do município.

Os projetos têm como foco, pequenos negócios formais ou em processo de formalização, individuais ou organizados em consórcios e associações, podendo ser de qualquer setor e localizados em áreas urbanas e rurais e os municípios.

De acordo com o cronograma, as visitas técnicas aos finalistas que começaram na última segunda-feira (07), segue até o dia 25 de maio. A cerimônia de premiação estadual está prevista para 2ª semana de junho, quando serão conhecidos os representantes do Estado do Rio de Janeiro na etapa nacional do Prêmio.

Na fase estadual serão concedidos prêmios em todas as categorias em que houver competidores e que pelo menos um deles alcance a nota superior à pontuação mínima exigida. Todos os projetos que receberem nota superior à pontuação mínima estabelecida neste Regulamento da premiação receberão o Selo Prefeito Empreendedor.

Por Matilde Basilio