15/05/2018 às 12h00min - Atualizada em 15/05/2018 às 12h00min

Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres realizará café da manhã em comemoração ao Dia das Mães

Nesta sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres promove um evento em homenagem ao Dia das Mães.  A confraternização terá início às 8h30 e é aberta para todas as mães da cidade, principalmente aquelas que são atendidas pela Secretaria.

A abertura da festividade será realizada pela Secretária da pasta, Janaína Sá Dantas. Na sequencia as participantes terão a oportunidade de ouvir uma mensagem de acolhimento da psicóloga, Marilene Natal e também de saberem  mais sobre os serviços oferecidos pela secretaria.

A comemoração contará ainda com  sorteios de vários brindes e de um café da manhã especial.

- O objetivo do evento é proporcionar um momento de interação entre todas as mães da cidade. Estamos preparando tudo com muito carinho e  esse será um momento de confraternização e de muita alegria – disse, a Janaína Sá Dantas.

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres tem por finalidade propor, coordenar e acompanhar a implantação das políticas públicas para as mulheres no Município de Itatiaia. Cabe a ela também promover um atendimento as mulheres em situação de violência, orientando-as sobre os diferentes serviços disponíveis para a prevenção, apoio e assistência, proporcionando atendimento especializado contínuo.

Os atendimentos são realizados por profissionais capacitados e para fazer o acompanhamento, as mulheres podem procurar ajuda espontânea ou podem ser encaminhadas a Secretaria.

Projetos

No decorrer do ano a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres coloca em prática projetos importantes voltados para o atendimento das mulheres.  Para o segundo semestre  três novos projetos estão previstos para serem implantados.São eles: A 'Patrulha Maria da Penha’, em parceria com a Guarda Municipal, O projeto ‘Mulheres Independentes ’ e o projeto ‘Secretaria Independente’

O projeto 'Patrulha Maria da Penha’ consiste em rondas periódicas nos arredores das residências das mulheres que possuem medidas protetivas deferidas, coibindo assim possíveis atos de violência. O projeto ‘Mulheres Independentes’ visa ensinar as mulheres cursos como corte e costura e artesanato, para que possam produzir e vender para se sustentarem, de forma que possam sair da dependência financeira do agressor.

O terceiro projeto, o ‘Secretaria Itinerante’, tem como objetivo  repassar as moradoras das comunidades mais distantes informações e orientações sobre os direitos da mulher  e realizar atendimentos especializados ao público feminino, facilitando  o acesso de todas aos serviços do Centro de Referência da  Mulher.

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres funciona na Rua Cel José Mendes Bernardes, Nº 14, no Centro. Mais informações pelo telefone (24) 3352-1339.

Por Matilde Basilio