21/05/2018 às 10h49min - Atualizada em 21/05/2018 às 10h49min

Aniversário de 25 anos do FOX foi marcado por emoção, lembranças e homenagens dos alunos

A comemoração dos 25 anos do aniversário de fundação do Colégio Municipal Fernando Octávio Xavier, em Penedo, teve a participação da comunidade escolar, de autoridades e muita emoção, com as apresentações e homenagens preparadas pelos professores e alunos.
Entre as apresentações que contaram a história do colégio, foram realizadas exposição de fotos, apresentações de poemas, jogral e dança, além do depoimento de uma aluna e homenagens ao ex-diretores da unidade.

- Preparamos essa programação com muito carinho. Para mim, a principal palavra de hoje é gratidão. Quero muito agradecer a toda nossa equipe, pois sem o comprometimento e a competência desses profissionais, não seria possível alcançar nossos objetivos e oferecer uma educação de qualidade aos nossos alunos – afirmou a diretora do colégio, Cristina Mesquita.
O secretário de Educação, Amarildo Veia Ferri, destacou a contribuição dos profissionais na história do colégio.

- São vinte e cinco anos de história, trabalho e exemplo. O FOX é uma escola de muita credibilidade na nossa cidade. E se podemos acompanhar tudo isso, é graças aos funcionários que se dedicam intensamente, contribuem e realmente vestem a camisa da Educação. Vemos aqui, a importância da parceria entre a escola e a família - afirmou.
O prefeito, Eduardo Guedes, que já foi funcionário do colégio, relatou a importância de sua trajetória na unidade.

- Comecei a minha carreira de servidor aqui nesta escola e toda a experiência colaborou muito na minha trajetória. Ter sido funcionário do FOX me enche de orgulho. Os momentos que passei aqui levei para a minha vida pessoal e profissional. Gostaria de agradecer imensamente a todos os servidores. O ambiente escolar é muito mais do que aprender e ensinar simplesmente. Há algo de especial em ser parte da comunidade escolar. Nosso objetivo é que no aniversário do ano que vem, possamos comemorar o pátio coberto, o piso novo e a escola toda reformada. Não tenho dúvidas que vamos melhorar muito mais essa escola e a nossa cidade. Nós já estamos vendo as melhorias acontecerem e vamos trabalhar para oferecer um ambiente mais agradável para os nossos alunos e sempre uma Educação de qualidade para todos – disse o prefeito.

O Colégio Municipal FOX atende, atualmente, 437 alunos distribuídos em três turnos, sendo do ensino maternal ao 5º ano no período diurno e Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período Noturno. Dentre os projetos desenvolvidos na escola estão os seguintes: Escola de Pais, Projeto Meio Ambiente: Horta, Escola de  Valores, Projeto Integração, Bom Dia/Boa Tarde, Ler para Valer e Grupos de Estudos.

Criado em 1976, com o nome de Escola Estadual Três Cascatas, o Colégio, foi reformado e inaugurado em 21 de maio de 1993 com o nome de Colégio Municipal Fernando Octávio Xavier, em homenagem o funcionário aposentado do banco do Brasil, Fernando Octávio Xavier, como forma de agradecimento e reconhecimento ao trabalho voluntário e dedicação do morador aos alunos.
Estiveram presentes no evento de aniversário do FOX, o prefeito Eduardo Guedes, o vereador Leonardo Seixas e o secretário de Educação, Amarildo Veiga Ferri.

Por Gabriela Ferreira