Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 15 de junho

A Campanha de Vacinação contra a gripe (influenza) foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 15 de junho.Em Itatiaia, desde o início da campanha em 24 de abril até hoje (05), 57,7% do público alvo de 7.396 tomaram a dose da vacina. Porém, entre os doentes crônicos e crianças com idade entre dois e cinco anos a procura ainda segue abaixo de 50%. A vacinação nesses grupos atingiu 35,9% e 48,1% respectivamente.

A vacina contra a gripe é indicada para gestantes, crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), pessoas a partir de 60 anos, puéperas (mulheres com até 45 dias após o parto), pessoas com comorbidades e doentes crônicos (com indicação médica), além de profissionais de saúde e professores.

– Diferente da primeira fase em que os grupos tinham um período certo para vacinarem, nessa etapa todas as pessoas podem procurar os postos de vacinação em qualquer dia, durante a semana. São um total de nove postos vacinando o público alvo até o dia 15 de junho, contou a  coordenadora de Imunização, Andréa Millen.

As doses podem ser encontradas na Policlínica Municipal, na unidade básica de Saúde do Marechal Jardim e nas Unidades de Estratégia de Saúde da Saúde da Família de Maromba, Penedo,  Campo Alegre, Vila Magnólia, Vila Esperança e Vila Flórida.

De acordo com o Ministério Saúde a  vacina protege contra os subtipos do vírus influenza H1N1, H3N2 e influenza B e para ser imunizado é necessário a apresentação do cartão de vacinação.

Segundo o Ministério da Saúde, há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recentemente.

Por Matilde Basilio

Pular para o conteúdo