20/06/2018 às 16h29min - Atualizada em 20/06/2018 às 16h29min

Alunos visitam o Horto Municipal e realizam plantio de árvore

Os alunos do 5º ano do Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto visitaram na tarde de hoje, quarta-feira (20), o Horto Municipal. A visita faz parte das atividades do mês do Meio Ambiente que está sendo desenvolvido em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.

Orientados pela bióloga Eliana Gouvêa, os 21 estudantes conheceram as estufas do local, aprenderam sobre o processo de plantio das sementes, os cuidados empregados ao longo do procedimento até chegar à distribuição para a população e a diferença entre as plantas frutíferas, nativas, exóticas e ornamentais.

- Eu adoro plantas e a aula hoje foi muito legal porque nunca fizemos isso dentro da escola, lá não ficamos no meio das plantas. Eu já tinha ouvido falar da Palmeira e hoje eu pude conhecê-la, mas o Palmito Jussara foi novidade porque eu nunca tinha nem ouvido falar. Meu pai tem uma horta e eu sempre ajudo ele, às vezes ele esquece de aguar plantas e aí eu que lembro ele. Nós temos cebolinha, Onze Horas e hortelã – disse animada a aluna de 10 anos, Niélly dos Santos.

A diretora do Horto, Eliane Gouvêa, ressaltou a importância do trabalho de educação ambiental com as crianças.

- É muito gratificante receber os alunos e mostrar um pouco do trabalho do horto. A educação ambiental faz parte da nossa rotina, além do plantio de mudas e estudo das espécies que fazemos para plantar nesta região aquelas plantas que já eram daqui. As crianças tem um interesse natural e propagam tudo que aprendem com os pais, amigos e pessoas próximas. Nós escolhemos o Ipê Amarelo para o plantio que eles fizeram no final da visita e essa atitude concreta é algo que iremos deixar para os nossos filhos e netos. As escolas que desejarem trazer os estudantes para conhecerem o funcionamento do horto podem fazer o agendamento direto no local - destacou a bióloga.

Após a visita no horto, os alunos plantaram uma muda de Ipê Amarelo na área verde do Fórum, local que fica próximo ao colégio da turma.

- No início do mês comemoramos o dia do Meio Ambiente e esse é um assunto que faz parte do conteúdo programático de sala de aula, porém percebemos a necessidade de trazê-los até o Horto para terem o contato com aquilo que aprendem. Em sala eles construíram um terrário e hoje foi o dia de colocar a mão na terra e fazer o plantio de uma árvore. No horto damos significado àquilo que está no livro e você vê a felicidade deles de ter uma aula diferente e prazerosa, e conhecimento é construído a partir do prazer – explicou a professora da turma, Maria José Siqueira Ramos.

Horto Municipal
A retirada de mudas acontece todas as quintas-feiras, das 7h30 às 11h30, no Horto que fica na Rua Osmar Amorim, s/n, na Vila Odete. Cada morador tem direito a 10 mudas por mês, contabilizadas no cadastro realizado no ato da primeira entrega. No momento da retirada é registrado o local que receberá a plantação das mudas, portanto o morador que desejar também poderá obter no local orientações de como fazer o plantio das mudas e qual é o tipo mais adequado para cada área, como calçadas ou perto de residências.

As plantas são do Horto Municipal e para retirá-las, não é necessário nenhum tipo de vasilhame para o transporte. De acordo com a secretaria de Meio Ambiente,  as mudas estão condicionadas em um plástico, prontas para serem entregues.

Por Luana Vieira