26/06/2018 às 15h32min - Atualizada em 26/06/2018 às 15h32min

Itatiaia segue vacinando público-alvo contra a gripe

 Em Itatiaia, as Unidades de Saúde seguirão vacinando o público-alvo contra a gripe enquanto houver doses da vacina. A informação é do setor de Imunização, ligado a Secretaria de Saúde. 

Além do público-alvo formado por profissionais da saúde, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, doentes crônicos mediante indicação médica  e professores,  a  vacinação na cidade também foi ampliada para o público formado por crianças de 5 anos a 9 anos e pessoas de 50 a 59 anos.

A campanha teve início em 24 de abril, e desde então, em Itatiaia já foram vacinadas 81.5% do público alvo de 7.396 pessoas.  

 - Um grupo que ainda não conseguimos atingir totalmente foi o das gestantes, onde a média de vacinação está em cerca de 81%, por isso pedimos que todas que não vacinaram procurem os postos de vacinação. Em relação as crianças de 5 anos a 9 anos e pessoas de 50 a 59 anos já estávamos vacinando desde a primeira semana de junho e vamos seguir vacinado essas pessoas e o restante do público alvo enquanto houver doses, disse a enfermeira Gilcélia Carreiro Botelho, coordenadora dos programas especiais de saúde.

As doses podem ser encontradas na Policlínica Municipal, na unidade básica de Saúde do Marechal Jardim e nas Unidades de Estratégia de Saúde da Saúde da Família de Maromba, Penedo,  Campo Alegre, Vila Magnólia, Vila Esperança e Vila Flórida.

De acordo com o Ministério Saúde, a  vacina protege contra os subtipos do vírus influenza H1N1, H3N2 e influenza B e para ser imunizado é necessário a apresentação do cartão de vacinação.

Segundo o Ministério da Saúde, há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recentemente.

Por Matilde Basilio

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »