27/06/2018 às 11h58min - Atualizada em 27/06/2018 às 11h58min

Mais de 300 pessoas participam de Mobilização de Combate às Drogas e a Violência, em Itatiaia

A parceria entre a Prefeitura de Itatiaia e a Associação Pró-Coalizões Comunitárias Anti Drogas foi um sucesso e reuniu mais de 300 pessoas na Mobilização de Combate às Drogas e a Violência realizada na tarde de ontem, terça-feira (26), pelas ruas da cidade.

Com cartazes nas mãos, os participantes fizeram uma caminhada da entrada da cidade até a Casa da Cultura, onde foi realizada uma roda de conversa com o comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Cel Rhonalt Bueno, e a Investigadora de Polícia Civil com foco na Lei Maria da Penha, Ana Maria Pavanelli Abdo, além de grupos de debate que sugeriram ações para melhoria da segurança.

Os presentes assistiram ainda uma peça de teatro da ONG JOCUM e apresentações de música e teatro dos alunos da Escola Municipal Professor Pedro de Souza Rangel. Durante o percurso, líderes religiosos deram uma benção ecumênica para os presentes.

- Um ponto muito positivo desta ação foi a adesão do poder público e de diversos representantes de associações e movimentos. As parcerias são importantes para vencermos as drogas, é trabalhar em união por uma sociedade melhor. Ter a presença do Prefeito também foi bom, pois mostra que realmente estamos juntos somando forças. As sugestões dadas nos grupos de debates serão encaminhadas para a Câmara Municipal com objetivo de realizar uma audiência pública. Espero que a mensagem tenha alcançado a todos, juntos vamos mais longe – comentou a Secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Janaína Sá Dantas.

De acordo com a presidente da Pró-Coalizões Comunitárias Anti Drogas, Adriana Arantes Marques Carvalho, o objetivo de trabalhar em conjunto com toda a sociedade foi alcançado nesta mobilização.

- Esse foi um momento único para Itatiaia, todos trabalhando em prol de uma cidade unida, segura e sem drogas. Vale destacar a presença das crianças e das escolas, o que reforça nosso objetivo de trabalhar com a prevenção junto aqueles que são o futuro do país. A mobilização marcou o Dia Internacional de Combate às drogas, data instituída pela Organização das Nações Unidas – contou Adriana.

Para a moradora da Vila Odete, Iolanda Santos Cruz, essas ações deveriam ser feitas mais vezes.

- Foi algo importante e eu gostei de ter participado. A cidade está precisando de ações assim, então acredito que deveríamos fazer isso mais vezes. A união é o que vai fazer nossa cidade melhorar e que não nos esqueçamos desse dia de caminhada – disse a moradora.

Com apenas 10 anos, Max Willian Clementino participou da caminhada ao lado dos colegas de sala de aula.

- A violência está muito pior e tem morrido muita gente na cidade. Temos que retirar as drogas da vida das pessoas porque elas fazem todos ficarem doidos. A caminhada foi bem legal e eu aprendi bastante pelo caminho, acho que deu uma força a mais para todo mundo que estava participando lutar por um mundo melhor – destacou o aluno do Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto.

O Prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, acompanhou todo percurso e ressaltou a disponibilidade do município em contribuir com a segurança cidade.

- Não podemos aceitar as coisas como estão em nossa cidade. Segurança não é apenas uma questão do Governo Federal, Estadual ou Municipal, mas é um problema de todos. Não mediremos esforços para contribuir para uma Itatiaia mais segura. Nos colocamos a disposição para firmar parcerias com o Governo do Estado e implantar o Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis). Estamos na fase final para colocarmos monitoramento com câmeras na cidade, o que será um grande auxílio na investigação dos crimes. Estamos buscando orçamentos e alternativas para que possamos implantar este sistema na nossa cidade ainda este ano – frisou o Prefeito Dudu.

Estiveram presentes na mobilização o Prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, o vice-prefeito Sebastião Mantovani, o Jabá, os secretários municipais e servidores públicos, os vereadores Silvano Rodrigues, o Vaninho, João Márcio, Leonardo Seixas, Alexandre Campos, o Tim Campos, José Adelson, o Toroca e Andrea de Carvalho, além da comunidade em geral e a Federação das Associações de Moradores e Entidades de Itatiaia (FAMEI) e a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Turística de Itatiaia (ACIATI).

Por Luana Vieira