Prefeitura assina termo de cooperação para garantir conversores digitais à população

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, assinou na última sexta-feira (29) um Termo de Cooperação com a Seja Digital (EAD – Entidade Administrativa da Digitalização de Canais TV e RTV), entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil. A parceria com a empresa, que é prestadora de serviços da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tem como objetivo a distribuição de kits de TV Digital para as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

Em Itatiaia, aproximadamente 3.574 kits com antena digital, conversor, controle remoto, cabos, conectores e manual de instalação serão distribuídos gratuitamente para o público alvo até o desligamento do sinal analógico que acontecerá no dia 28 de novembro.

– Não queremos deixar ninguém para trás e com o conversor todos os conversores poderão ser aproveitados. Nosso desafio é alcançar aquelas pessoas que terão dificuldade com o processo de instalação do kit. Esse é um projeto para inclusão social das pessoas, por isso aremos também o treinamento de pessoas da comunidade para fazerem a instalação num preço de baixo custo – explicou a Diretora de Operação Local da Seja Digital, Vivian Bilhim.

De acordo com a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Raquel Rocha, a parceria não trará nenhum custo para a Prefeitura e irá assegurar que o público alvo continue tendo acesso à programação da televisão aberta.

– Essa parceria representa um marco para garantir a acessibilidade dos nossos munícipes e referenciados ao sinal digital. As famílias beneficiárias irão receber o kit gratuitamente e não irão perder o seu aparelho de TV com sinal analógico. Essas pessoas não deixarão de ter acesso à informação da programação exibida nos canais abertos. Nós iremos abrir as portas dos Cras da cidade para serem um ponto de aconselhamento e essa parceria não trará nenhum custo para a gestão – destacou a Secretária.

Cadastro
O cadastro para retirada do Kit da TV Digital deve ser feito por atendimento telefônico pelo número 147 (ligação gratuita) ou pelo endereço eletrônico www.sejadigital.com.br.

Por meio desses canais, a população agenda a retirada do equipamento. No ato da inscrição é preciso informar o CPF ou o Número de Identificação Social (NIS) do solicitante.

Entrega dos Kits
Após realizarem o cadastro, é feito o agendamento da data, horário e local para fazer a retirada do kit. A instalação será feita pelo próprio usuário que receberá as orientações da equipe técnica da Seja Digital.

Desligamento do sinal analógico no país
O desligamento do sinal analógico de televisão ocorre em razão da implantação do sistema de TV Digital no Brasil desde 2015 e tem previsão de finalização em todo país até o fim de 2018, de acordo com cronograma definido pela portaria 378 do antigo Ministério das Comunicações.

Nas 59 cidades do interior do Rio de Janeiro o desligamento do sinal analógico ocorrerá em 28 de novembro de 2018.

O sinal digital é gratuito e pode ser utilizado por quem tem televisores fabricados a partir de 2010 apenas com o uso da antena UHF. Quem possui aparelhos datados de antes de 2010, sem o selo DTV ou com o tubo atrás da tela, precisa da antena UHF e do conversor digital.

Por Luana Vieira