03/07/2018 às 16h39min - Atualizada em 03/07/2018 às 16h39min

Itatiaia comemora classificação no ‘Prêmio Prefeito Empreendedor’,do SEBRAE

Município ficou entre os 12 finalistas e foi representado na cerimônia de premiação

Itatiaia foi representada na última quinta-feira (28) na Cerimônia do 10ª Prêmio Prefeito Empreendedor, realizado no palácio Guanabara, no Rio de Janeiro. O prêmio, organizado pelo SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, reuniu esse ano 35 finalistas que concorreram com 41 projetos, já que cada município poderia se inscrever com mais de um projeto em uma das oito categorias.

Itatiaia ficou entre os 12 finalistas na sua categoria. Esse ano a cidade concorreu com o projeto “Itatiaia caminha com o MEI junto ao desenvolvimento local”, na categoria 'Inclusão Produtiva e apoio ao Microempreendedor Individual (MEI) que apresentou tudo o que o município tem realizado pelo microempreendedor e quantas pessoas tem conseguido abrir o seu próprio negócio.

O Prefeito Eduardo Guedes, que participou da cerimônia, falou do trabalho que a Prefeitura tem feito em prol dos microempreendedores.

- Nós tínhamos uma política para o microempreendedor do município e a aprimoramos e eu acho que é dessa maneira que nós temos que agir dentro da administração pública. Foi iniciado esse projeto dentro do município de Itatiaia e nos implementamos e demos todo apoio e suporte ao microempreendedor, não só na abertura da sua empresa, mas no acompanhamento  e nas suas obrigações.  Demos ainda a isenção do alvará para os microempreendedores e ampliamos a questão da distribuição.Agora vamos implantar o ‘Alvará Online’ em nosso município para facilitar ainda mais a vida de todos. Então essa é a importância de estarmos sempre incentivando o microempreendedor em nossa cidade, reforçou o prefeito.

O Prêmio Prefeito Empreendedor é um programa de reconhecimento aos gestores públicos que implantaram projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico, ambiental e social do município.

Edição 2018

De acordo com o regulamento, a edição 2018 reuniu oito categorias, foram elas: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios, Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Pequenos negócios no campo, Inovação e Sustentabilidade, Empreendedorismo nas escolas,Desburocratização e Implementação da Redesimples e Inclusão Produtiva e apoio ao Microempreendedor Individual (MEI).

Os projetos tiveram como foco, pequenos negócios formais ou em processo de formalização, individuais ou organizados em consórcios e associações, em qualquer setor e localizados em áreas urbanas e rurais dos municípios. A 10ª edição do Prêmio recebeu ao todo inscrição de 74 municípios de todo o Estado.

Por Matilde Basilio