10/07/2018 às 09h41min - Atualizada em 10/07/2018 às 09h41min

Alunos da Casa da Cultura são aplaudidos de pé no ‘Festival Dança VR 2018’

Alunos do projeto de dança da Casa da Cultura de Itatiaia participaram do ‘Festival Dança VR 2018’ neste fim de semana, nos dias 7 e 8 de julho. O evento foi realizado no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior, teatro da FEVRE, no Colégio Getúlio Vargas, em Volta Redonda.

A abertura do Festival aconteceu no sábado (7) e os dançarinos de Itatiaia se apresentaram em quatro momentos. No primeiro momento, o grupo Ritmos fez a apresentação da coreografia de dança contemporânea ‘Casulos’, do coreógrafo Johnatan Francisco. Logo após, o grupo apresentou a coreografia ‘Coletânea e Fragmentos’, dos coreógrafos Jefferson Santos, Thiago Sales, Thainá Almeida, Ana Clara Felizardo e Johnatan Franciso, que consistiu em uma colagem musical com uma mistura de estilos, como jazz, dança urbana, contemporâneo e clássico.

Segundo o dançarino do grupo Ritmos, Luis Gustavo de Souza, o Festival trouxe uma experiência para o grupo.
- É muito bacana participar de um Festival como esse que nos agrega muita experiência, apesar de não ser competitivo. Acho que só o fato de poder levar uma coreografia e apresentar, já tira o peso de uma primeira apresentação, o que deixa grupo mais preparado para um futuro festival – destacou Gustavo.

No domingo, dia 8, foram outras duas apresentações na categoria infantil, com a dança urbana ‘Brincando de dançar’, da coreógrafa Tainá Almeida e também a exibição do Ballet Clássico ‘Le Jardim’, da coreógrafa Ana Clara Felizardo.
De acordo com o coreógrafo Jefferson Santos, as apresentações foram um sucesso.

- O saldo é bastante positivo, nossos alunos representaram muito bem Itatiaia e mostraram a força que a nossa cidade tem na dança. Foram apresentações grandiosas, com muita consistência. Para nós coreógrafos foi satisfatório e marcante vermos o público nos aplaudindo de pé – revelou Jefferson.

Cerca de 120 pessoas representaram Itatiaia, entre alunos e a equipe técnica composta por coreógrafos e apoiadores. O Festival premiou todos os professores representantes das coreografias apresentadas, pois teve apenas o intuito de promover exibição dos grupos de dança e não um caráter competitivo.

Para o Assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto, os aplausos do público foi um reconhecimento à dedicação dos alunos e professores.

- O grupo Ritmos da Casa da Cultura fez uma apresentação brilhante e mostrou a força que a dança de Itatiaia tem. Nossos bailarinos foram aplaudidos de pé após uma apresentação incrível onde executaram coreografias do repertório desenvolvido nos últimos dois anos. O público reconheceu o talento e o trabalho de nossos profissionais. Sem dúvida alguma a participação nesses festivais valoriza o esforço de nossos alunos e oportuniza essa vivência artística tão importante para eles que é o palco. – ressaltou Rafael.

Projeto de Dança

O projeto de dança em Itatiaia atende cerca de 600 alunos, a partir dos 3 anos de idade. As aulas são realizadas na Casa da Cultura, localizada na Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, no Centro e a unidade funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
 
Por Helcio Melo

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »