11/07/2018 às 16h32min - Atualizada em 11/07/2018 às 16h32min

Ouvidoria Municipal divulga balanço do primeiro semestre

A Ouvidoria Municipal divulgou um balanço dos registros  feitos pelos moradores durante todo o primeiro semestre desse ano. De acordo com o levantamento, de janeiro a junho foram registradas um total de 342 manifestações referentes aos serviços das mais diversas secretarias e órgãos da cidade.

Os registros que incluem elogios, pedidos de informações, reclamações, críticas e sugestões foram realizados por meio da Ouvidoria Online, que contabilizou um 151, por email, um total de 13 e a grande maioria por telefone,que registrou 178 contatos.

De acordo com o ouvidor municipal, José Carneiro, dos 342 registros, 207 já foram resolvidos

- Buscamos sempre agilidade no encaminhamento de todas as manifestações.   Aquelas que se referem a manifestações, críticas e denuncias cobramos uma resposta o quanto antes para que possamos dar um retorno a pessoa que fez o contato. Vale reforçar que a Ouvidoria é um canal permanente de comunicação  com o público e estamos sempre atentos a todas as manifestações para que possamos dar um retorno rápido aos moradores - disse o ouvidor.

Os moradores que desejarem fazer contato por telefone com a Ouvidoria Municipal podem ligar para (24) 3352 2192 ou (24) 3352 6777 ramal 231. O setor oferece ainda outras opções de contato como o email ouvidoria@itatiaia.rj.gov.br e a Ouvidoria Online, no site da Prefeitura onde o cidadão poderá registrar a sua solicitação. Para isso basta acessar o link http://itatiaia.rj.gov.br/ouvidoria preencher o formulário comunicando a necessidade.

Ouvidoria da Saúde

Além da Ouvidoria Geral, também foi realizado um balanço pela Ouvidoria da Saúde que funciona como um controle de qualidade da saúde do município.

De acordo com os registros, nos últimos seis meses  foram  contabilizados 110 atendimentos, entre solicitações, elogios ,denúncias ,reclamações, questionamentos. Desse total 85 já foram resolvidos e 25 estão em processo de resolução.

- Nunca deixamos o cidadão sem uma resposta. Ao recebermos uma manifestação, fazemos contato com o setor citado para informar o responsável ou buscar uma resposta. Em seguida damos um retorno para a pessoa que fez contato conosco. No caso de elogios ou sugestões também  notificamos a pessoa citada, informou o Ouvidor da Saúde, Izael Teixeira.

Para entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, basta enviar um email para ouvidoriasus.itatiaia@gmail ,comparecer pessoalmente a Secretaria de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h ou ligar para o telefone (24) 3352 5671. A Secretaria fica localizada na Avenida dos Expedicionários, nº 389, Centro.

O Cidadão que desejar também pode fazer contato com o Disque Saúde através do telefone 136, que é gratuito. O Disque Saúde é um Serviço de atendimento à população do Ministério da Saúde,que além de esclarecer as dúvidas da população e prestar orientações de como ter uma vida mais saudável, também recebe reclamações, denúncias e sugestões sobre o serviço prestado pelo SUS. Os registros referentes as cidades são encaminhados posteriormente as ouvidorias do municípios,por meio do Sistema OuvidoriaSus.

O Disque Saúde 136 funciona 24 horas; de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h, o cidadão pode falar diretamente com o teleatendente. Fora desses horários, as informações são disponibilizadas pela Unidade de Resposta Audível (URA), com informações gravadas.

Por Matilde Basilio