18/07/2018 às 16h45min - Atualizada em 18/07/2018 às 16h45min

Academia de Saúde do Campo Alegre oferece atividades físicas para toda a população

A Academia de Saúde do bairro Campo Alegre, um espaço de lazer destinado a prática de exercícios físicos, tem atraído moradores da cidade que estão em busca de uma vida mais saudável. De acordo com a coordenação da Academia, atualmente 40 moradores participam das atividades no local que oferece aulas de ginástica de segunda a quinta-feira.

Conforme conta a diretora de Atenção básica do Município, Liliane Moura, a finalidade do programa é contribuir com a promoção da saúde através de exercícios físicos. Liliane explica ainda que para participar é preciso apresentar um atestado médico e o cartão do SUS.

 - A inscrição do morador no programa é realizada mediante a apresentação do cartão SUS e de um atestado médico liberando o paciente para a prática de exercícios físicos. Caso o paciente tenha alguma patologia que não o impeça de fazer os exercícios, mas que os exercícios contribuirão para melhorar a sua saúde é importante que o médico também especifique, pois nesse caso o professor poderá fazer um trabalho físico voltado para a melhoria do problema, explicou a diretora.

O programa Academia de Saúde conta com a parceria da Secretaria de Esporte que disponibiliza dois professores para ministrarem as aulas e o espaço reúne equipamentos permanentes e de apoio como bambolê, pesos, cones, bolas etc. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, nos horários das 14h, 15h e 16 horas.

 - As aulas na Academia são ministradas por dois professores,sendo um na segunda e quarta-feira e outro na terça e quinta-feira. Nessas aulas os professores trabalham o enrijecimento, a coordenação motora, agilidade e passam exercícios também para aquelas pessoas que querem perder peso ou simplesmente ter uma qualidade de vida melhor - disse a coordenadora da Academia,Janaína Lemos Fonseca.

 A coordenadora explicou ainda que a academia conta com um horário para as pessoas que necessitam de uma atenção especial durante as aulas

 - Na quarta-feira, por exemplo, temos um horário que o professor dedica àquelas pessoas que necessitam de uma atenção especial durante as aulas, ou seja, aqueles moradores que sentem fortes dores em algum membro, gestantes, cadeirantes, entre outros etc. Nessas aulas todos recebem exercícios apropriados para cada um - finalizou.

Para participar das atividades os interessados podem fazer a inscrição diretamente na Academia da Saúde no bairro Campo Alegre, que fica localizada na Rua Expedicionário s/n, Campo Alegre (próximo a Associação de Moradores). 

Programa, criado em 2011, pelo Ministério da Saúde é ligado a Direção de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde de Itatiaia e tem objetivo contribuir para a promoção da saúde e modos de vida saudáveis da população.

 

Confira os dias e horários das aulas:

 

Segunda-feira - Professor Daniel Dinis

14h às  15h – Aula de Ginástica

15h às 16h - Aula de Ginástica

16h às 17h - Aula de Ginástica

 

Terça-feira - Professor Ralph Leandro

14h às  15h – Aula de Ginástica

15h às 16h - Aula de Ginástica

16h às 17h - Aula de Ginástica

 

Quarta-feira - Professor Daniel Dinis

14h às  15h – Aula de Ginástica Especial

15h às 16h - Aula de Ginástica

16h às 17h - Aula de Ginástica

 

 Quinta-feira - Professor Ralph Leandro

14h às 15h – Aula de Ginástica

15h às 16h - Aula de Ginástica

16h às 17h - Aula de Ginástica

 

Por Matilde Basilio

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »