06/08/2018 às 16h46min - Atualizada em 06/08/2018 às 16h46min

Tarifa Social: Cadastramento para pedido de carteirinha do ônibus começa amanhã

Os moradores de Itatiaia que fazem uso do transporte coletivo municipal devem ficar atentos, pois, a partir desta terça-feira (07) começa o cadastramento da Tarifa Social dos ônibus municipais da Viação Penedo. Com a inscrição os moradores terão o direito ao subsídio (financiamento)  na passagem pago pela Prefeitura, conforme Lei Municipal nº 542/2010.

Na área central de Itatiaia o cadastramento acontece na Prefeitura, na sala do setor de Transportes Concedidos e em Penedo, será na sede da Administração Regional.O horário é das 8h as 12h e das 13h30 as 17 horas. O cadastramento dos moradores de Maringá e Maromba e Vila Flórida acontecerá de forma volante e as datas serão divulgadas em breve.

Podem se cadastrar somente moradores de Itatiaia.No ato é necessário que o usuário  apresente RG, CPF e Comprovante de Residência, sendo todos originais e cópia. Crianças a partir de 6 anos de idade também devem ser cadastradas,nesse caso também é  preciso apresentar os documentos (RG,CPF,Certidão de Nascimento e Comprovante de Residência) da criança e os documentos dos pais.O prazo é de 2 meses e após o cadastramento, dentro de 15 dias, o morador receberá uma carteirinha de identificação que deverá ser apresentada no ônibus para que possa pagar a passagem já com o subsídio.

O valor da passagem no trecho Três Bacias/ Marechal Jardim é de R$ R$ 10,78, com o subsídio, o valor cobrado passa a ser de R$ 2,50. Já no trecho Vale do Ermitão / Formigueiro o valor atual é R$ 9,82 e com o subsídio os usuários pagam R$ 2,50.

O cálculo das tarifas no município é feito por meio de uma planilha de custos, de acordo com metodologia da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, órgão ligado ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

- O cadastramento acontecerá no prazo de dois meses e dentro desse período, ou seja, nesses dois meses, o valor da passagem será cobrado de todos os usuários já com o subsídio pago pela Prefeitura. Após esse prazo só terão o direito de pagar a passagem com o subsídio os moradores que apresentarem a carteirinha. Os demais pagarão o valor normal da passagem - explicou o diretor da Viação Penedo, Bruno Panizza.

Os idosos com mais de 60 anos não precisam fazer o cadastramento para terem direito ao subsídio porque já contam com  a gratuidade nos transportes coletivos da cidade garantida através da lei 601/2012. Para isso, basta fazer o cadastramento na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e ter acesso a Carteira Municipal do Idoso.

Novos ônibus

Começaram a circular manhã de ontem (05) quatro micro ônibus 0KM  que somaram a frota de veículos da Viação Penedo, empresa que presta serviço de transporte coletivo  da cidade. A inclusão dos veículos novos foi uma das exigências da administração municipal na licitação de concessão de serviço, para que a população tenha acesso a transporte de qualidade.

De acordo com a direção da empresa, cerca de 30 mil passageiros são transportados mensalmente dentro do município. Com veículos modernos e mais confortáveis a nova frota conta uma nova identidade visual, nas cores azul, branco e laranja, bilhetagem eletrônica, acessibilidade, com plataforma elevatória para cadeirantes e sinalização interna.

Atualmente cinco linhas são disponibilizadas pela empresa. São elas: Itatiaia x Penedo, Centro x Parque Nacional, Vila Esperança x Vila  Flórida, Três Bacias x Marechal Jardim e Vale do Ermitão x Formigueiro.

As linhas que receberam os novos veículos foram Vila Esperança x Vila  Flórida, que contam com dois  micro ônibus, Três Bacias x Marechal Jardim  e Vale do Ermitão x Formigueiro. Nas demais, a empresa vem disponibilizando ônibus seminovos.

Locais para fazer o cadastramento

Prefeitura de Itatiaia - Setor de Transportes Concedidos

Praça Mariana Rocha leão, nº20, Centro

Telefone: (24) 3352 6777  ramal:229