08/08/2018 às 11h24min - Atualizada em 08/08/2018 às 11h24min

Itatiaia vacina contra Sarampo e Poliomielite até o dia 31 de agosto

 A Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite (Paralisia Infantil) segue acontecendo em todo o município. A imunização será realizada até o dia 31 de agosto e é direcionada exclusivamente às crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

De acordo com a Coordenadora do Setor de Imunização, Andrea Millen, a campanha segue o calendário definido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e é feita dentro da faixa etária prioritária, ou seja, mesmo as crianças que já receberam as duas doses devem ser imunizadas.

 - Devido ao mal tempo nesses dois primeiros dias da campanha  a procura foi baixa, mas acreditamos que aumente no decorrer do mês.Até o final, no dia 31, os postos de saúde do município estarão vacinando o público alvo e é importante que os pais e responsáveis não deixem de levar seus filhos, disse.

De acordo com a SES, a proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral (que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola) e Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação. A meta do Programa Nacional de Imunização é 95% de cobertura vacinal. Nos últimos três anos Itatiaia atingiu a meta estipulada e não há casos da doença na cidade.

Para ser imunizado o morador precisa comparecer a unidade de saúde referente ao seu bairro e apresentar o cartão de vacinação. As doses da vacina estão disponíveis das 8h às 16h na Policlínica Municipal, no Centro, e nas unidades de saúde dos bairros Vila Magnólia, Vila Flórida, Vila Esperança, Campo Alegre I e II, Penedo, Maromba e Marechal Jardim. O dia de mobilização nacional -  Dia D -  acontecerá no sábado, 18 de agosto.

Sarampo

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus e pode levar a morte se não tratada. Os sintomas iniciais são febre, tosse, irritação ocular, corrimento no nariz, manchas vermelhas na pele, podendo causar infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões. A transmissão ocorre pelo ar, através da tosse, espirro, fala ou respiração. A única forma de prevenção é a vacina.

Poliomielite

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.

Por Matilde Basilio 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »