Enfermeira da ESF representa Itatiaia em Congresso de Saúde Coletiva

A Enfermeira Coordenadora do ESF Campo Alegre II, Isabelle Afonso da Cruz, representou a Secretaria Municipal de Saúde de Itatiaia no XII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovido pela ABRASCO – Associação Brasileira de Saúde Coletiva, que aconteceu na FIOCRUZ, de 26 a 29 de julho.

No Congresso que abordou temas como o fortalecimento do SUS e a garantia de acesso aos direitos do cidadão, ela apresentou o projeto “Amigos da Praça”, elaborado com a participação de toda a equipe do ESF Campo Alegre, que visa atender os usuários de álcool e outras drogas e moradores em situação de rua que ficam na Praça da Emancipação e arredores. O objetivo é inseri-los na rede de atenção à saúde e social, garantindo os direito deles e reduzindo danos. O projeto tem o envolvimento de servidores da saúde, da assistência social, de lideranças comunitárias e religiosas.

Para Isabelle a recepção ao projeto foi maravilhosa:

– A recepção ao nosso trabalho foi muito boa, pois o que conseguimos aqui, não acontece em cidades grandes porque não há vínculo, aqui porque eles estão na praça, ao lado da unidade de saúde, disse Isabelle.

Para participar do Congresso, a servidora teve que apresentar o projeto, por escrito, à ABRASCO e teve aprovação num universo de 5000 trabalhos apresentados. Ela diz ainda que os resultados estão sendo muito positivos,  pois o atendidos estão tendo mais cuidado com a saúde, procurando mais o atendimento a equipe de apoio.

Por Anamaria Albuquerque

Pular para o conteúdo