10/09/2018 às 15h03min - Atualizada em 10/09/2018 às 15h03min

Servidores e Corretores fazem Capacitação para Avaliação de Imóveis

A Prefeitura de Itatiaia, por meio do Cadastro Imobiliário e da CAI – Comissão de Avaliação Imobiliária, em parceria com o CRECI – RJ – Conselho Regional de Corretores de Imóveis está oferecendo uma capacitação para Avaliação de Imóveis. O curso acontece todas as sextas feiras, teve início no dia 31/08 e segue até 28/09.

Entre os funcionários da prefeitura que fazem parte da CAI, estão um arquiteto, fiscais de tributos, de obras e o chefe do cadastro imobiliário. Também participam corretores de imóveis que atuam na região. As aulas, ministradas por Rodrigo Guimarães, membro do CRECI, responsável pelo curso são compostas de teorias e práticas através de vídeos com estudos de casos. São abordadas 4 metodologias usadas de avaliação de imóveis para aplicação de ITBI – Imposto de Transmissão sobre Bens Imóveis e que a Prefeitura usa para aluguéis e desapropriação de imóveis.

Segundo o Chefe do Cadastro Imobiliário, Joaquim de Jesus Oliveira, que também faz parte do CAI, chegam a ser feitas de 50 a 60 avaliações por mês e neste processo é necessário que os profissionais estejam atualizados para que todo o trabalho esteja dentro das regras de avaliação.

- O ponto mais importante é que nós servidores consigamos fazer avaliações sempre coerentes com a realidade do mercado atual, disse Joaquim.

Por Anamaria Albuquerque