12/09/2018 às 15h40min - Atualizada em 12/09/2018 às 15h40min

Servidores que fazem parte do CAI participam de Capacitação

Servidores que participam da CAI – Comissão de Avaliação Imobiliária estão participando de uma capacitação para Avaliação de Imóveis. O curso é uma parceria da Prefeitura com o CRECI – RJ - Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Entre os funcionários que estão fazendo o curso tem arquiteto, fiscais de tributos, fiscais de obras e o chefe do Cadastro Imobiliário. O curso, que teve início dia 31/08, acontece às sextas-feiras e terá um total de 32 horas/aula, terminando no dia 28/09.

No conteúdo que tem aulas teóricas e práticas através de vídeos e estudos de caso, são abordadas, principalmente, as 4 metodologias usadas de avaliação de imóveis para aplicação de ITBI – Imposto de Transmissão sobre Bens Imóveis, para aluguéis para a própria Prefeitura ou sociais e para desapropriação de imóveis.

Segundo o Chefe do Cadastro Imobiliário, Joaquim de Jesus Oliveira, que também faz parte do CAI, chegam a ser feitas de 50 a 60 avaliações por mês e neste processo, primeiro é feita a vistoria por um fiscal, que faz relatório e fotos do local, depois tudo é apresentado ao CAI, para só então ser feita a avaliação. Por isso a importância da capacitação:

- O foco principal é que nós servidores consigamos fazer avaliações mais coerentes com a realidade, aprimorando nossos conhecimentos nesse curso, disse Joaquim.

Por Anamaria Albuquerque