12/09/2018 às 16h06min - Atualizada em 12/09/2018 às 16h06min

​Conheça a Patrona Maria José de Aquino

Ela era chamada por todos de Dona Zezé, tratamento carinhoso dos que a conheciam. Nasceu em 28 de setembro de 1897, cresceu e morou no prédio do antigo HCI durante algum tempo, hoje sede da Prefeitura.

Sua família era muito conhecida, seu tio, por exemplo, Joaquim Thomaz de Aquino foi prefeito de Resende em 1915 e seu irmão Valdir Aquino foi vereador e também radialista na rádio Agulhas Negras.

Embora fosse leiga, naquela época, foi uma das primeiras professoras municipais de nossa cidade, lecionou por 29 anos, de 1939 a 1968. Tinha fama de severa, mas sabia como ninguém ensinar e convencer mostrando verdades e convicções através de exemplos. Maria José costumava levar os alunos com dificuldades para sua casa depois da aula, onde ensinava atividades como a forma correta de utilizar os talheres e lavar roupas. Como fazia crochê e bordava muito bem também ensinava estas artes a quem quisesse.

Dona Zezé recebeu várias homenagens, da Prefeitura de Resende, de Itatiaia e do poeta Oswaldo Motta, que lhe dedicou uma poesia. Em 1992 teve seu nome eternizado na Pré-Escola.

Por Anamaria Albuquerque