13/09/2018 às 17h32min - Atualizada em 13/09/2018 às 17h32min

Itatiaia se reúne com representante do Museu Nacional na Casa da Cultura

O “1º Encontro Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Itatiaia” promovido pela Prefeitura, através da Assessoria Especial de Cultura acontece nesta sexta-feira, dia 14, a partir das 18h, na Casa da Cultura.

Representando o Museu Nacional, Ricardo Leite, está entre os convidados confirmados para o evento que irá abordar em sua palestra as contribuições e desafios de se manter políticas de preservação para as futuras gerações.

– O Museu Nacional tem uma linha de pesquisa em Geopaleontologia e Meios de Preservação que cuida de uma parte importante: o patrimônio natural. Precisamos conscientizar as pessoas de que conservação não é apenas cuidar do mico-leão-dourado e árvores ameaçadas. É preciso conhecer para poder preservar, e por isso é essencial as campanhas escolares e a divulgação do que já existe como um legado para as próximas gerações – avalia o geólogo.

Ainda de acordo com o especialista, o turismo em áreas preservadas, por exemplo, além de gerar grande fonte de renda se torna um importante modelo sustentável para levar conhecimento e a memória para a apreciação pública.

Após a tragédia do incêndio no Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro, um alerta mundial despertou a atenção para outros espaços que também necessitam de manutenção constante. Alguns dos símbolos da região de Itatiaia também serão mencionados no ciclo de palestras.

Para o Assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto o principal objetivo da reunião é falar sobre a importância de manter a preservação do patrimônio do município.

– Temos que pensar nas melhores práticas de preservação e manutenção de nossos espaços, como o Marco Zero, onde abrigou a antiga usina de força do Campo Alegre, Leque Itatiaia, Caminho Geológico, Teatro Municipal Oswaldo Motta, Capela de Nosso Senhor dos Passos, Chácara Pequenina e a Biblioteca pública, para que nossa cidade guarde e divulgue de maneira adequada sua memória – destaca.

O evento é aberto ao público e a Casa da Cultura fica na Rua Antônio Gomes de Macedo, n 331, no Centro.  Mais informações também pelo telefone (24) 3352-2077.

Por Bruno Barreto.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »