03/10/2018 às 15h47min - Atualizada em 03/10/2018 às 15h47min

​Trabalho em equipe e raciocínio lógico: alunos da Rede Municipal participam de Jogos Cooperativos

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Educação, realizará na próxima semana, do dia 8 ao dia 11, os Jogos Cooperativos, com a participação de todas as unidades escolares que atendem à Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Neste ano o evento acontecerá nas escolas, nos horários das aulas de educação física, com interação entre os alunos de diferentes turmas. Serão 4 dias de atividades que acontecem de acordo com a faixa etária, pois para as crianças da educação infantil, por exemplo, há atividades como o “circuito percurso escola”, onde os alunos percorrem um trajeto montado com obstáculos criados com tatames, cones e bambolê e o “passeio dos unidos” em que eles têm que passear bem abraçadinhos, sem se desgrudarem até voltar ao ponto de partida; entre muitos outros.

Os alunos dos anos iniciais participam de brincadeiras como “queimada 4 cantos”, com duas equipes em que os alunos que forem queimados podem se deslocar pelas laterais de seu campo, tentando queimar os alunos do time oposto e depois de percorrer os 4 cantos voltam para dentro da quadra, só mudando de lado quando queimar o seu adversário, “futpar”, que tem as mesmas regras do futebol, porém em dupla onde os alunos vestem uma única camisa bem grande e têm que fazer a jogada juntos e “volençol”, modalidade semelhante ao vôlei, jogado com um lençol.

Todos os jogos são lúdicos e desenvolvem ainda as habilidades psicomotoras e o raciocínio na busca de meios para realizá-los com sucesso e tem por objetivo desenvolver a cooperação, possibilitando ao aluno jogar com o outro e não contra o outro. Para a Diretora do Departamento de Educação Básica, Diene Motta Maretti é muito importante para o desenvolvimento das crianças aprenderem a trabalhar em equipe.

- Essa modalidade de jogos desenvolve atitudes cooperativas, a responsabilidade individual e a criação de estratégias e isso contribui para o bom desenvolvimento dos alunos nos anos escolares seguintes, disse Diene.

O evento é organizado, desenvolvido e acompanhado pelos professores de Educação Física.

Por Anamaria Albuquerque