05/10/2018 às 11h46min - Atualizada em 05/10/2018 às 11h46min

Especialista em gestão de negócios realiza palestra na Sala do Empreendedor

Foto: Cristiano Braga / PMI

O Município de Itatiaia possui atualmente 1.260 microempreendedores individuais formalizados. E muitos deles atuando em setores que são parte da vocação natural da região como o turismo, a alta gastronomia, o artesanato local e o agronegócio.

No ‘Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa’ celebrado nesta sexta-feira, dia 5, o analista Orientador de Negócios, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Jayme Souza Filho, realizou a palestra de tema: ‘Comportamento Empreendedor e as Mudanças do Mercado Consumidor’.

O convite surgiu da parceria entre a empresa e a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e aconteceu dentro da ‘Sala do Empreendedor’. O espaço com capacidade para receber aproximadamente 20 pessoas ficou lotado com a presença dos microempresários.

Na ocasião, Jayme explicou a importância da inovação nas ações comerciais e no posicionamento dos empresários junto aos seus clientes. Expôs um panorama dos cenários econômicos de acordo com os setores empresariais mais promissores e falou sobre a importância de estudar as mudanças.

– Os microempreendedores precisam ser criativos e resilientes. A nova geração chega conectada e com uma demanda de consumo diferenciada, com uma velocidade que exige em seu atendimento, disciplina e organização por parte de quem deseja manter seus clientes satisfeitos. É preciso sempre buscar aprendizado para enfrentar as mudanças e conquistar boas oportunidades – diz o especialista.

A Sala tem a função de acolher as dúvidas de quem pretende abrir o próprio negócio e também daqueles que já estão atuando no mercado. O principal objetivo é o de desburocratizar necessidades específicas da categoria, além de ser um espaço de constante fonte de atualização de informações.

Segundo o secretario Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cristian Carvalho, essas iniciativas pontuais organizadas pela Prefeitura são uma forma de esclarecer dúvidas, integrar empresários e donos de pequenos negócios, gratuitamente.

– O microempreendedor bem informado tem mais chances de se destacar em seu estabelecimento. Esse evento, por exemplo, é uma oportunidade de adquirir mais conhecimento e preparo para lidar com os desafios que esses profissionais certamente enfrentam no mercado – ressalta o secretário.

A infraestrutura que mensalmente atende cerca de 600 pessoas por mês, com uma media de 90% de pendências resolvidas, conta com máquina de autoatendimento, e também atendimento personalizado de orientação ao MEI na consulta prévia municipal, legalização junto ao portal e baixa de inscrição, emissão do carnê de pagamentos, emissão do certificado, alteração de dados cadastrais, declaração anual e formas de acesso ao microcrédito.

A Sala do Empreendedor fica dentro da sede da Prefeitura, localizada na Praça Mariana Rocha Leão, nº 20, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Mais informações também pelo telefone: (24) 3352-6777.
 
Por Bruno Barreto.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »