10/10/2018 às 14h33min - Atualizada em 10/10/2018 às 14h33min

​Conheça a Patrona Celina Alves Ferreira

A professora Celina Alves, nasceu em 14 de julho de 1964 e faleceu em 2007, vítima de câncer. Em 2012 recebeu uma homenagem da Prefeitura dando nome à creche Municipal localizada na Vila Esperança.

No mesmo bairro manteve ações sociais através de uma ONG, criada por ela e algumas professoras, conhecida atualmente como OFRA Pró Humana – Organização Fraterna para a Promoção Humana, pois sentia a necessidade de fazer algo além da sala de aula.

A ONG atendia principalmente os alunos com dificuldades sociais, oferecendo auxílio com alimentos e atividades como as do grupo teatral, que montou com os alunos, o GRUTOF.

Celina vem de uma família de 12 irmãos e atuou no primeiro segmento do ensino fundamental, tendo se formado no curso Normal pelo Colégio Santa Ângela. Depois se graduou em Letras pela faculdade que hoje é a AEDB – Associação Educacional Dom Bosco e em Matemática pela faculdade que atualmente é a UBM – Universidade de Barra Mansa.

Ela lecionou na Escola Municipal Antonina Ramos Freire, nos Colégios Agulhas Negras e Santa Ângela, em Resende e nos Colégios Reinaldo Maia Souto e Ezequiel Freire, em Itatiaia.

Por Anamaria Albuquerque