Semana Vinicius de Moraes, em Itatiaia, celebra os 105 anos do nascimento do poeta

Itatiaia por sua natureza exuberante é cenário de inspiração, até hoje, para todos aqueles que vivem ou chegam ao Município. E por falar em beleza, e se a vida é mesmo a arte do encontro, por estas terras caminhou um dos mais brilhantes nomes da literatura, poesia, música e arte do nosso país, o ‘Poetinha’, Vinicius de Moraes.

Na semana que homenageia o artista, a Casa da Cultura celebra na próxima quarta-feira, dia 17, às 19h, a apresentação da peça teatral: ‘Vinicius de Moraes é Demais’, que mostra um pouco da vida e obra deste símbolo da boemia Carioca.

A iniciativa promove a divulgação de trabalhos que resgatam as características do movimento Bossa Nova e MPB, nas mais diversas modalidades artísticas. Na ocasião, também serão oferecidas oficinas, debates, danças, artes plásticas, e espaços para criação de redações e poesias.

Mestre de uma capacidade literária singular, Vinicius nos conduz por entre o sonhar de suas poesias, sob luzes tardas, nos apresenta o ‘Pôr-do-Sol em Itatiaia’, como nenhum outro seria capaz. E no silêncio, nos faz dormir na rede, daquela ‘Casa’ feita com muito esmero.

É com a intimidade de quem entende os valores do campo que ele eterniza as tardes de fazenda no Campo Belo, dos anos 30-40, de forma precisa e apaixonada. Dos tempos em que admirava o céu azul e as montanhas vastas.

“[…] Eu saio às vezes, sigo pelo pasto, agora mastigando um capim, o peito nu de fora. No pijama irreal de há três anos atrás […]” nas palavras, a memória das vivências, e o olhar apurado para transmitir emoções.

E por falar em saudade, a Câmara Municipal faz uma sessão especial, às 19h, do dia 18, com a presença do produtor teatral, André Luiz de Paiva Whately, para uma monção de aplausos pelos 105 anos de nascimento compositor.

A Casa da Cultura fica localizada à Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, no Centro. Mais informações sobre o evento também pelo telefone: (24) 3352-2077.

Por Bruno Barreto.