18/10/2018 às 13h28min - Atualizada em 18/10/2018 às 13h28min

Poesia, arte e música marcam a semana que homenageia o artista Vinicius de Moraes, em Itatiaia

Espetáculo ‘Vinicius de Moraes é Demais’. Foto: Bruno Barreto / PMI

Sucesso de público e crítica, o espetáculo teatral: ‘Vinicius de Moraes é Demais’ completou seus 25 anos em cartaz, no palco da Casa da Cultura de Itatiaia. Essa foi uma das atrações da noite que movimentou o Município na semana de homenagens ao artista.

O produtor teatral, André Luiz de Paiva Whately, é um dos idealizadores da peça que encantou o público. Para ele todas essas ações são de muita importância para mostrar o legado e memória do compositor.

– Confesso que para mim foi surpreendente ver essa receptividade do público de Itatiaia. Foi a primeira vez em que nos apresentamos aqui e já lotamos o teatro. Falar de um poeta como Vinicius de Moraes em um local que guarda sua memória, é como se estivéssemos ainda mais próximos dele. Esse é o ambiente em que se inspirou e percebemos que a obra dele é presente e encanta a todos que tem a oportunidade de conhecê-la – diz André, que interpreta o poeta na peça e encena ao lado de mais quatro músicos.

E quem ainda não conseguiu assistir a peça, ainda dá tempo de conferir uma pequena mostra que será realizada hoje, dia 18, às 19h, também na Casa da Cultura. Na ocasião, Câmara Municipal fará uma sessão especial com monção de aplausos e a entrega de uma placa que marca os 105 anos de nascimento compositor.

Vinicius que inspira

Na entrada do espaço, os visitantes puderam apreciar os trabalhos artísticos dos alunos dos Colégios Municipais Reinaldo Maia Souto e Ana Elisa Lisboa Gregori, que tiveram o cuidado de pesquisar e expor de forma criativa algumas das mais conhecidas poesias do mestre, além da criação de desenhos e caricaturas.
O estudante, Ygor Nascimento Souza, de 13 anos, se sentiu inspirado ao ler o poema: 'Soneto de Fidelidad' escrito em Espanhol. Agora ele vai aperfeiçoar os seus estudos na língua estrangeira com as obras do ‘Poetinha’.

– Eu faço espanhol, e gostei muito de ter essa poesia escrita desta forma para eu estudar. Quero aproveitar e mostrar minha professora. Vou pesquisar mais e quero aprender sobre o que ele fez. E vou tentar escrever uma poesia também – diz o jovem.

O assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto aproveitou para falar sobre o evento que movimentou a região e ampliou o universo de cultura de jovens e adultos que visitaram o espaço.

– Senti que o público ficou muito feliz com a qualidade da apresentação, e a nossa região é muito deficitária nessa parte da cultural. Vinicius teve um contato muito intenso com o Parque Nacional de Itatiaia, que é um dos nossos principais atrativos, e agora de presente, a gente recebe um calendário permanente de poesia e música nesta época do ano – ressalta o Assessor.

Lembrando que entrada é gratuita e a Casa da Cultura fica localizada à Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, no Centro. Mais informações também pelo telefone: (24) 3352-2077.

Por Bruno Barreto.