24/10/2018 às 16h39min - Atualizada em 24/10/2018 às 16h39min

Outubro Rosa: Palestra sobre 'Saúde da Mulher' reúne moradoras de várias partes da cidade

A 'Prevenção contra o Câncer de Mama e do Colo de Útero' foi tema da palestra organizada pelo CRAS -  Centro de Referência  de Assistência Social (Centro) para alertar as famílias referenciadas e as  moradoras de várias partes do município sobre a importância da prevenção da doença. O encontro, organizado pela equipe do CRAS, teve como finalidade reforçar junto ao público o quanto é importante a informação.

A palestra, bastante descontraída e dinâmica foi realizada pelo  enfermeiro, Flávio Victor, da Unidade da Saúde da Família( USF) da Vila Esperança que realizou uma apresentação em que falou dos principais sintomas da doença, sobre a  importância do autoexame e da busca por atendimento médico,entre outros assuntos.

- É necessário que as pessoas fiquem atentas e façam sempre o autoexame. Também é preciso que façam uma avaliação médica  com consulta ao ginecologista e exames de preventivos, pois são eles que ajudam a detectar com mais rapidez alguma problema, caso haja, disse o enfermeiro.

Flávio Victor reforçou ainda a importância das mulheres conhecerem o próprio corpo.

- É preciso que as mulheres conheçam os seus corpos para ajudar nesse trabalho de  prevenção. É necessário também que deixem a vergonha de lado e procurem uma unidade de saúde para se consultarem. Todas precisam saber que a informação correta e os exames em dia são grandes aliados na prevenção do câncer -  reforçou.

Para a aposentada Iolanda Cruz, moradora da Vila Odete, a palestra foi uma importante fonte de conhecimento.

- Gostei muito de participar, porque muitas informações repassadas eu não sabia. A partir de agora, já tendo conhecimento, eu vou ficar mais alerta e ajudar a repassar para as minhas amigas, disse.

Atenta a todas as informações, a dona de casa Cinira Chagas , moradora do Jardim Paineiras,   que recentemente teve uma vítima de câncer na família, frisou a importância de deixar a vergonha de lado na hora de cuidar da saúde.

- Infelizmente perdi uma irmã para o câncer de colo de útero. Ela tinha vergonha e pouquíssimas vezes se consultava com um médico. Quando ela descobriu a doença, o estado estava avançado e apesar do tratamento ela não resistiu,. Por isso falo sempre que as pessoas não podem ter vergonha e tem sim que ir sim a um posto de saúde fazer exames, reforçou.

A palestra contou ainda com depoimentos, da psicóloga Fernanda Barreto, que descobriu um câncer de mama na fase inicial e se curou e da Subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Luciana Pimentel que relatou  da experiência   de um caso que teve na família.

A coordenadora do CRAS, Gisele Fernandes, considerou a participação das moradoras muito positiva.

- Ficamos felizes em ver a grande participação. Diariamente atendemos as famílias referenciadas e muitas não tem conhecimento sobre o assunto e vimos a necessidade de cumprir o nosso papel de ajudar a informar todos sobre a importância da prevenção, não só no mês de outubro, mas durante todos os dias do ano, finalizou.

Programação

Desde o início de outubro, a Prefeitura de Itatiaia, através de suas secretarias municipais vem realizando várias atividades alusivas o mês do “Outubro Rosa”, tais como caminhadas, palestras, coletas de preventivos, entre outros. De acordo com a programação a próxima ação será uma palestra nesta quinta-feira (25), as 13h, na Unidade de Estratégia de Saúde da Vila Flórida (ESF) para os pacientes e moradores.

Confira:

Dia 25/10 (quinta-feira) – Palestra “Ações de prevenção contra o câncer de mama e do colo do útero”, às 13h, ESF da Vila Flórida.

Dia 26/10 (sexta-feira) - Tenda da Saúde/Projeto Ônibus Lilás, de 09h às 16h, Rua Jurandir Reis de Aquino, no Centro.

Por Matilde Basilio