30/10/2018 às 16h51min - Atualizada em 30/10/2018 às 16h51min

Campanha do 'Outubro Rosa' encerra as suas atividades no Centro de Itatiaia

 As atividades do mês do 'Outubro Rosa’ foram encerradas na última sexta-feira (26) com atividades no Centro da Cidade. Durante todo o dia, profissionais das Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria de Saúde, promoveram atendimentos para as moradoras que passaram na Rua Jurandir Reis de Aquino,nas proximidades da feira de hortifruti, onde ficaram concentradas as equipes.

No local foram oferecidos serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, distribuição de panfletos e orientações sobre o autoexame da mama. A campanha também ganhou o reforço do ‘Ônibus Lilás’, veículo que faz parte do Pacto Nacional de Enfrentamento da Violência contra a Mulher.

A equipe da unidade esteve no município prestando orientações junto com  servidores da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. No espaço foram oferecidos atendimentos com profissionais das áreas jurídica, social e de psicologia.

- Na área de saúde tivemos uma média de sessenta atendimentos. Além dos serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia, também tivemos a entrega de panfletos  e os atendimentos, onde não somente mulheres, mas também os homens compareceram para tirar dúvidas,disse a Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Janaína Sá Dantas.

Janaína destacou ainda o serviço realizado no Ônibus Lilás.

- Na unidade as pessoas puderam tirar várias dúvidas com profissionais capacitados. Foi muito uma experiência muito importante para todas que estiveram no local - finalizou.

Outubro Rosa

A programação do mês ‘Outubro Rosa’ teve início em Itatiaia na primeira semana de outubro, com a iluminação da sede da Prefeitura. Já no dia 11 foi realizada uma roda de conversa com o tema “Prevenção do Câncer de Mama”,na Unidade Básica de Saúde do bairro Marechal Jardim.

Dando continuidade, no dia 19, a Unidade de Estratégia da Família do Campo Alegre II promoveu a caminhada “Outubro Rosa”, onde as participantes partiram pelas ruas do bairro. Em seguida foi realizada uma aula de ginástica laboral e ao final um café da manhã.

No dia 24, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou uma palestra sobre a Saúde da Mulher. O evento foi aberto às famílias referenciadas pelo Centro e também a todas as moradoras de Itatiaia.

Na tarde do dia 25, a Unidade de Estratégia da Família da Vila Flórida realizou uma palestra sobre o tema ‘Outubro Rosa’, aberta a toda a comunidade.

 Por Matilde Basilio

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »