06/11/2018 às 17h19min - Atualizada em 06/11/2018 às 17h19min

Moradores participam de Dinâmica sobre Alimentação e Diabetes na USF II, do Campo Alegre

Atividades fazem parte da Campanha ‘Novembro Diabetes Azul’

Os pacientes assistidos pelo Programa de Diabetes e Hipertensão da Secretaria Municipal de Saúde e também moradores de vários bairros da cidade participaram  na manhã de hoje (06), na Unidade de Estratégia de Saúde da Família II ( ESF) ,do Campo Alegre, de uma Dinâmica sobre Alimentação e Diabetes, organizada pela coordenação do Programa.

O evento, a terceira atividade da Campanha ‘Novembro Diabetes Azul’, uma alusão ao Novembro  Azul - Mês de prevenção ao câncer de próstata e também ao Dia Mundial do Diabetes (14 de Novembro), teve a finalidade reforçar junto a população a importância de adotarem hábitos preventivos de saúde, como atividades físicas e uma alimentação saudável como forma de ajudar na prevenção das doenças.

- A atividade foi realizada na sala de espera da unidade e o intuito foi  alcançar não só a população diabética, mas os pacientes num todo, ou seja, aqueles que aguardavam consulta com o clínico. Pensamos nisso uma vez que o tema da campanha sugerido pela Federação Internacional do Diabetes - IDF para 2018/2019 é "Diabetes diz respeito a toda família", explicou a nutricionista responsável pelo Programa, Gina Amorim.

A nutricionista explicou ainda que durante a dinâmica surgiram muitas dúvidas dos participantes, o que mostrou a importância do trabalho das campanhas de educação e prevenção do diabetes junto aos pacientes da unidade.

- Assim, além de educação e prevenção, pode-se  também fortalecer junto as  famílias a importância de todos conhecerem a doença e participarem do tratamento do familiar que é diabético. Isso pode ser acompanhando-o as  consultas médicas ou aos exames ou auxiliando na alimentação direcionada pelo nutricionista, e também verificando se está mantendo o tratamento, finalizou ,Gina Amorim.

O Programa

Atualmente o Programa de Diabetes e Hipertensão conta com 1.027 pacientes inscritos na cidade. O ingresso é realizado por meio de encaminhamento médico, através da unidade de referência do paciente ou por meio do cadastro direto no programa, as segundas, terças e quintas-feiras, de 8h ao meio-dia e das 13h30 às 16h, na Policlínica Municipal,quando é feito o  agendamento de consultas e cadastramento nos grupos.

O acompanhamento dos pacientes cadastrados no programa é realizado pela equipe responsável. Durante as consultas individuais são avaliadas as condições gerais dos pacientes, como a pressão arterial, glicemia entre outros. Na oportunidade também são repassadas orientações necessárias como, por exemplo, a dieta a seguir.

No programa os pacientes também contam com encontros coletivos. Nos grupos os participantes têm a oportunidade tirar suas dúvidas, compartilhar informações e experiências e receber orientações profissionais.

Confira a Programação – ‘Novembro Diabetes Azul’

- Dia 08/11 (Quinta-feira)  – 9h - Associação de Moradores da Vila Esperança - Dinâmica sobre Alimentação  e Diabetes

- Dia 12/11 (Segunda-feira) – 9h – Academia da Saúde do Campo Alegre - Palestra interativa

- Dia 13/11 (Terça-feira) – 9h - de Estratégia de Saúde da Família I,do Campo Alegre - . Dinâmica sobre Alimentação e Diabetes.

Por Matilde Basilio