06/11/2018 às 15h58min - Atualizada em 06/11/2018 às 15h58min

Em Itatiaia, profissionais da Educação trocam experiências em formação continuada

Encontro de troca de experiências na Formação Continuada. Foto: Ariane Alves / PMI

O encontro: ‘Formação Continuada dos Profissionais da Educação’, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem o objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores de Itatiaia, e segue com a programação até a próxima sexta-feira, dia 9.

A troca de experiências entre os professores de diversas áreas do conhecimento, acontece de 7:30h até as 11:30h, no Colégio Ana Elisa Lisboa Gregori, no Campo Alegre. Nesta quarta-feira, dia 7, será a vez dos professores de Matemática e de Geometria Aplicada. E na ocasião, serão expostos os processos de desenvolvimento mais bem sucedidos ao longo do ano letivo.

Na sequência, são aguardadas as apresentações dos educadores de Língua Portuguesa, Redação e Educação Física; e na sexta, Educação Artística, Línguas Estrangeiras e Tecnologia Educacional. Os docentes dos cursos de História e Geografia se apresentaram nesta última terça-feira.

A ideia é desenvolver práticas que estimulem o aperfeiçoamento do trabalho dos docentes em sala de aula ampliando as perspectivas do conhecimento entre eles. Algumas das capacitações são divididas por áreas como: para a alfabetização e linguagem; educação matemática e científica; ensino de ciências humanas e sociais; artes e educação física.

Ao todo, são realizados por ano, no mínimo quatro encontros presenciais que corresponde a 16 horas de formação por área de conhecimento. Neste último encontro do ano, serão apresentadas as estratégias didáticas desenvolvidas com os estudantes das 21 escolas que compõem a rede pública de Itatiaia.

Um dos programas ‘Gestão da Aprendizagem Escolar’, por exemplo, oferece formação continuada em língua portuguesa e matemática, dando autonomia aos professores do ensino fundamental, com discussões sobre questões práticas e teóricas para o exercício da profissão dentro de sala de aula.

Todas as propostas pedagógicas foram elaboradas pela Secretaria Municipal de Educação do Município, cumprindo as exigências da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, criada pelo Ministério da Educação.

Por Bruno Barreto.