21/11/2018 às 16h35min - Atualizada em 21/11/2018 às 16h35min

Fórum Regional de Políticas Culturais do Médio Paraíba contou com palestra do representante da cultura de Itatiaia

Assessor de cultura, Rafael Fioratto,destacou as experiência positivas do município

A Prefeitura de Itatiaia esteve representada pela Assessoria Especial de Cultura durante o Fórum Regional de Políticas Culturais do Médio Paraíba. O encontro, realizado na última semana (14/11), na cidade de Rio Claro, teve o objetivo promover um diálogo no âmbito cultural com gestores públicos de toda a região.

O evento contou com uma palestra do Assessor de Cultura de Itatiaia, Rafael Fioratto, que abordou o tema ‘Circulação da Cultura Regional – Parcerias que Movimentam e incentivam a produção Local’. Durante a palestra o assessor, apresentou iniciativas que deram certo em diversas parcerias realizadas na Assessoria de Cultura do município.  

Rafael Fioratto falou também sobre experiências práticas de intercâmbio e produção cultural através de troca de conhecimentos com outras cidades.O processo de produção, divulgação e  apresentação da peça teatral 'Caravana Sertão' foi uma das atrações culturais apresentadas como experiência positiva. 

- Precisamos buscar sempre soluções inteligentes para movimentar a vida cultural de nossas cidades e as parcerias são importantíssimas para a valorização e divulgação de nossas produções culturais.  Minha proposta é  sistematizar e criar uma plataforma para que as cidades divulguem suas produções  e atrações. Conhecendo as potencialidades de cada cidade, vamos trocar experiências, movimentar a vida cultural oferecendo mais opções ao público através de oficinas, shows, formação e apresentações. Vale ressaltar que é muito importante fomentar a criação e manutenção de grupos de dança, teatro, música e arte em geral para que a cultura seja feita pelo morador, pelos estudantes e principalmente que seja reconhecida e oportunizada, disse.

Além da palestra, o encontro contou com a apresentação da Orquestra de Câmara  Juvenil e também apresentação de poesias durante o  percurso entre a Casa da Cultura ( ponto de concentração)  e a sede do evento, no Sítio Fim da Picada.

O evento foi uma realização da equipe do Fórum Regional de Políticas Culturais do Médio Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.  

Por Matilde Basilio

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »