27/11/2018 às 13h49min - Atualizada em 27/11/2018 às 13h49min

Desenvolver o Rugby em Itatiaia é uma das apostas da Secretaria de Esporte e Lazer para 2019

Foto: Cristiano Braga / PMI

O Rugby é um esporte pouco conhecido no Brasil, mas em Itatiaia, é possível encontrar diversos incentivadores para a prática do esporte, que vem ganhando cada vez mais integrantes.

Sejam em espaços públicos ou privados da cidade, o que não faltam são oportunidades para quem deseja aprender mais sobre a história e os benefícios da modalidade.

Entre os apoiadores, a região conta agora com a chancela da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer que vem preparando para o próximo ano um plano estratégico de desenvolvimento e expansão voltados para os amantes do segmento esportivo.

Nesta quarta-feira, dia 28, a primeira equipe a integrar o projeto ‘Rugby Passe para o Futuro’ realiza um treino aberto no gramado esportivo, localizado no bairro do Jardim Itatiaia, ao lado da Rodoviária.

O instrutor e difusor do esporte na região, Gabriel Garros, falou sobre como é importante a integração na comunidade para estimular as novas gerações.

– Temos o objetivo de levar os valores do esporte para formar cidadãos. E com o rendimento dos treinamentos, futuramente gerar atletas capacitados para atuar em competições Estaduais e Nacionais – diz o orientador que atualmente também é o líder da equipe ‘Penedon Rugby’, de Penedo.

O principal objetivo é o de fomentar ações práticas, e de promoção da cultura entre crianças do 1º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino. Os treinamentos acontecem todas as segundas e quartas-feiras, a partir das 14h.

O secretário da pasta de Esporte e Lazer, Alex Gomes, destacou os avanços previstos para o próximo ano e o papel dos fomentadores, que trabalham com a formação de novos atletas no Município.

– Nossa meta é tornar Itatiaia um pólo na prática do esporte. A próxima etapa agora é a expansão do trabalho que estamos desenvolvendo aqui na Secretaria. Esporte é saúde, bem-estar e integração social. Por isso é fundamental fortalecermos ainda mais os incentivos, apoiando boas práticas que promovam o alcance dos jovens ao Rugby, esporte que está avançando com uma boa aceitação na cidade – ressaltou o secretário.

Os interessados em participar devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que fica localizada à Rua Dona Apolinária, nº 380, no Centro (anexo ao Estádio Antônio Corrêa), outras informações também pelo telefone: (24) 3352-6444.

Por Bruno Barreto.