03/12/2018 às 16h59min - Atualizada em 03/12/2018 às 16h59min

​Mais de 6 milhões de investimento em pavimentação e mais 99 mil m² de asfaltamento realizado

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, já asfaltou mais de 99 mil m² de extensão de vias da cidade que foram recapeadas. Todas as intervenções estão sendo feitas com verbas próprias da Prefeitura e as empresas são contratadas por meio de licitações. As localidades para tapa buracos e recapeamento são escolhidas conforme as urgências.

O contrato para recapeamento, que é feito onde já tinha asfalto anteriormente e estragou, prevê o serviço em 140 mil m² num total de R$ 4,4 milhões. Para o serviço de asfaltamento, que é quando já não há mais nenhum asfalto na rua ou nunca houve, há um contrato que contempla a estrada que liga o bairro Campo Alegre à Vila de Furnas, que cobrirá os 14.693 m² daquela via, no valor de R$ 1,5 milhões. Para o Prefeito, Eduardo Guedes, é importante poder estar cumprindo com esse compromisso que assumiu com o povo de Itatiaia.

- Essas obras de asfaltamento e recuperação das vias da cidade são muito importantes e necessárias. É um compromisso que assumi quando fui candidato e que estou cumprindo enquanto Prefeito. Estejam certos que a melhoria do asfalto vai chegar a todos as localidades necessárias. É um investimento que fazemos no nosso município, não só para os moradores que merecem estar em um local aprazível e cuidado, mas também para os visitantes, disse Eduardo Guedes.

Existe ainda um contrato somente para os tapa-buracos, serviços de emergência tanto para reparos profundos como para reparos superficiais, cuja quantidade para fornecimento é de 1.178 toneladas de asfalto, das quais já foram usadas 904, que somam R$ 1 milhão.

O contrato para recapeamento atendeu às seguintes localidades até agora: alto da Fazendinha, Rua São Jorge, no bairro Campo Alegre, bairro Marechal Jardim, algumas ruas dos bairros Jambeiro I e II, África II, Vale do Ermitão, Av. das Mangueiras, Av. Brasil, Rua das Velas, Vila Paraíso e Jardim Paineiras. Já o tapa-buracos acontece em diversos locais da cidade.

Na estrada que vai para a Vila de Furnas a obra está sendo de asfaltamento, pois já não existia mais asfalto no local. O trabalho começou pela recuperação do meio fio e preparação do terreno. Segundo o Secretário de Obras, Carlos Alberto de Barros Soares, para que o serviço fique bem feito a via tem que ser preparada adequadamente:

- Para que seja oferecido um trabalho de qualidade é preciso preparar antes o local que vai receber o asfalto, seja para recapeamento ou asfaltamento, para somente depois entrar com a pavimentação. Mas dependemos também da contribuição do clima, pois quando chove o serviço não pode ser feito, disse Carlos Alberto.

Recapeamento e Asfaltamento

O recapeamento tem como etapas a limpeza do buraco, aplicação da massa asfáltica, regularização do terreno com aplicação de uma camada uniforme em toda a rua, ao passo que para fazer o asfaltamento, além de limpar, regularizar e preparar o terreno com sub-base e base, é necessário fazer a sarjetas e a drenagem, para só então realizar o asfaltamento.

Por Anamaria Albuquerque