06/12/2018 às 10h59min - Atualizada em 06/12/2018 às 10h59min

Campanha do Laço Branco encerra os ‘16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência’

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, encerra hoje os ‘16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência’ com a Campanha do Laço Branco, até 11h agora pela manhã, e à tarde, de 14h às 16h, na Rua Prefeito Assumpção, no Centro, onde foi montada uma tenda. Desde o dia 26 de novembro também foram desenvolvidas ações nos bairros Campo Alegre, Marechal Jardim, Vila Esperança e Maromba.

A equipe da secretaria está distribuindo panfletos informativos e as pessoas podem ainda medir a pressão arterial e verificar o nível de glicose. Na parte da manhã acontece ainda uma aula de Zumba, parceria com a Secretaria de Esportes e durante todo o dia haverá  um locutor passando dados de atendimentos da secretaria, assim como ações que são destinadas ao bem estar da mulher.

A Secretaria de Mulheres trabalha de forma coordenada e em rede com outras secretarias, como a Saúde e a Assistência Social, entre outras, fazendo encaminhamentos de serviços específicos quando necessário. No dia de hoje, por exemplo, estão sendo encaminhados alguns casos de mulheres que tiveram suas casas afetadas pelo vendaval de ontem para a Secretaria de Habitação.

Atualmente a Secretaria de Mulheres está abrindo uma nova frente, disponibilizando espaço para atendimentos psicológicos, além daqueles feitos por conta da violência, para alguns casos de mulheres que se sentem inseguras, de forma a desafogar um pouco o atendimento da Saúde e se necessário, em outras situações específicas, direcionando para a Secretaria de Assistência Social.

A Secretária Janaína Dantas relata que houve dois momentos que se destacaram durante esse período de campanha pelo fim da violência contra as mulheres, um triste e um alegre, mas que retratam a necessidade de incrementar cada vez mais este trabalho:

- A experiência desses dias começou com um momento triste, que foi o assassinato de uma mulher, mas que nos instigou a fomentar ainda mais nossas ações, além daquelas de conscientização que já fazemos nos bairros. Contudo houve um momento feliz que coroou o nosso trabalho, pois hoje às 14h, estarei no Rio de Janeiro recebendo selo ‘Mais Mulher’, um reconhecimento da Secretaria de Estado, por termos sido a cidade que mais desenvolveu ações no Estado do Rio, no ano de 2018, acompanhada de Volta Redonda, que também receberá, disse Janaína.

Por Anamaria Albuquerque