12/12/2018 às 12h10min - Atualizada em 12/12/2018 às 12h10min

Prefeitura oferece suporte para as famílias que tiveram casas atingidas pelas chuvas

Foto: Ariane Alves / PMI
Nesta quinta-feira, dia 13, a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Habitação realiza, a partir das 10hs, a entrega das telhas residenciais, para substituir as que foram destruídas pela última chuva do mês de dezembro.

No bairro de Vila Flórida, um dos mais afetados pelos fortes ventos, as famílias atingidas receberão o reposicionamento das peças e apoio técnico. A manutenção preventiva é parte do ‘Programa de Acolhimento das Chuvas’ criado pela pasta, para atender aos casos emergenciais.

Segundo o levantamento feito pela equipe da secretaria: sofreram com a queda d’água, 35 famílias dos bairros de Vila Pinheiro, Jardim Itatiaia, Campo Alegre, Nova Conquista, Country Club e Inhangapi, além do já citado bairro da Vila Flórida. Não foram registrados casos de vítimas fatais.

Ainda de acordo com o secretário de Habitação, João Alberto de Oliveira, os períodos em que esses fenômenos acontecem na região são identificados, e posteriormente catalogados para melhorar o trabalho de planejamento que vem sendo adotado.

– Tivemos em Itatiaia um período de chuvas de granizo que abalou muito a gente. Principalmente em nossas regiões mais carentes. Então, logo após esse incidente nos reunimos com o prefeito para desenvolvermos um planejamento que pudéssemos atender prontamente necessidades como estas. Agora estamos mais preparados e o trabalho de suporte é contínuo e permanente – explica o secretário.

O planejamento e estratégias elaboradas previamente no início do ano permitiram que as ações, em parceria com a Defesa Civil, fossem aplicadas de forma rápida e organizadas. Ao todo, 365 telhas serão distribuídas.

Por Bruno Barreto.