13/12/2018 às 18h08min - Atualizada em 13/12/2018 às 18h08min

Prefeitura entrega novas telhas para as famílias cadastradas no ‘Programa de Acolhimento das Chuvas’

Bruno Barreto

Foto: Ariane Alves / PMI

Na tarde desta quinta-feira, dia 13, as famílias do bairro de Vila Flórida foram as primeiras a serem atendidas pelo ‘Programa de Acolhimento das Chuvas’ desenvolvido pela secretaria de Municipal de Habitação.

O Prefeito, Eduardo Guedes, esteve presente na ação, acompanhado pelo Vice, Sebastião Mantovani e do Secretário Municipal de Habitação, João Alberto de Oliveira, e aproveitou a oportunidade para conversar com os moradores sobre o incidente.

Entre as 35 famílias que foram atingidas pela queda de granizo e os fortes ventos que assolaram a região nesta primeira quinzena de dezembro, está a da Paloma Araújo Gomes, de 29 anos. Ela mora com os pais e dois filhos pequenos e no momento da chuva estava fora da residência.

– Caiu tudo. Inclusive fiquei machucada com o gelo que caia. Foi muito assustador e ainda bem que estávamos fora de casa no momento, porque poderia ter sido pior. Estávamos contando com essas telhas porque não temos condições de comprar novas agora – explica a jovem.

Outro morador, vizinho de Paula, que também sofreu com a queda d’água, é o pedreiro, Carlos Natal, de 43 anos. Ele explica o que aconteceu no momento da ventania.

– Tivemos muito prejuízo aqui. No momento estou desempregado e comprar essas telhas seria muito difícil. Fora o conserto dos eletrodomésticos e móveis que praticamente ficaram alagados. Essa ajuda chegou em boa hora – ele agradece.

A técnica em enfermagem, Sônia Pereira, de 47 anos, ficou surpresa também com a chegada rápida das reposições.

– Eu só tenho a agradecer a todos da Prefeitura porque eles disseram ontem que iriam vir e estiveram aqui hoje conforme combinado. Meu marido está desempregado, e eu no momento sou a única com renda da casa. O vento aqui foi tão forte que quebrou todas as telhas e ainda derrubou duas paredes. Eu estava no trabalho e quando cheguei estava tudo destruído – diz a moradora.

Ao todo, 365 novas telhas foram distribuídas entre os bairros de Vila Pinheiro, Jardim Itatiaia, Campo Alegre, Nova Conquista, Country Club e Inhangapi. Essa manutenção preventiva e de ação rápida, só foi possível graças ao planejamento realizado pela secretaria para atender casos emergenciais.

Caso alguma família ainda precise do suporte da Prefeitura, a Secretaria de Habitação disponibilizou o telefone: (24) 3352-1439 para atender mais emergências e realizar novos cadastros.

Por Bruno Barreto.